O Institut du Monde Lusophone (IMLus) foi inaugurado no dia 7 de dezembro de 2017, no Grand Amphithéâtre de la Sorbonne, pela Presidente do Instituto, Professora Doutora Isabelle de Oliveira, Diretora da Faculdade de Langues Etrangères Appliquées (LEA), da Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris 3, pelo Reitor da Universidade Sorbonne Nouvelle, Professor Doutor Carle Bonafous- Murat e pelo Presidente do Conselho Académico,Professor Doutor Laurent Creton.
A cerimónia contou com a presença de várias autoridades e personalidades, nomeadamente, Maria do Carmo Silveira, Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Professora Doutora Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Bassirou Sene, Embaixador do Senegal em França e nos Principados do Mónaco e Andorra, Jean-Louis Atangana Amougou, Diretor adjunto de Michaëlle Jean, Maestro António Vitorino de Almeida e a atriz Maria de Medeiros.
O IMLus assume-se como uma plataforma de promoção da Lusofonia no sistema internacional através do reforço dos laços de agentes económicos, artísticos e culturais e das Instituições de Ensino Superior dos países lusófonos com o mundo Francófono.
“Foi uma ideia, julgo eu, original, termos pela primeira vez em Paris uma vitrina da lusofonia à imagem de grandes institutos que existem na cidade de Paris, como o Instituto do Mundo Árabe. Eu julgo que nós, nesse aspeto, estávamos a pecar porque havia uma lacuna importante” destacou Isabelle de Oliveira, Presidente do IMLus.
A inauguração do Instituto decorreu integrada na programação do Congresso Internacional “Lusofonia e Francofonia, duas potências mundiais”, que decorreu entre os dias 6 e 8 de Dezembro em Paris, com a colaboração de Emmanuel Macron, Presidente da França, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, de Carle Bonafous-Murat, Reitor da Universidade Sorbonne Nouvelle, da Organização Internacional da Francofonia (OIF), da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Comissão Nacional Francesa junto à UNESCO e do Grupo de Embaixadores Francófonos de França (GAFF), em parceria com a região Île-de-France. O evento teve por objetivo debater as perspetivas de colaboração e afirmação das línguas portuguesa e francesa no sistema internacional.
Na cerimónia de inauguração do Instituto foi prestada homenagem a personalidades que se têm destacado na promoção da Língua Portuguesa e nomeados os embaixadores do IMLus. O Mestre Adelino Ângelo foi homenageado pela Universidade Sorbonne Nouvelle e pelo seu Comissário da exposição, Professor Doutor Guido Palomba, Médico psiquiatra brasileiro, membro emérito da Academia de Medicina de São Paulo. O artista Odamar Versolatto foi outro artista distinguido pelo IMLus. Coube à atriz portuguesa Maria de Medeiros homenagear o Maestro Victorino de Almeida, que decidiu presentear a assistência com uma interpretação ao piano.
O IMLus homenageou e nomeou como seus embaixadores a ex-Ministra da Saúde Maria de Belém Roseira, a jornalista e escritora Alice Vieira e o Embaixador Eugénio Anacoreta Correia.