IROA PREVÊ CONCLUIR OBRA DE 1,2 MILHÕES DE EUROS ATÉ AO FINAL DESTE ANO

O Conselho de Administração do Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA) visitou, no passado dia 1 de agosto, aquela que é considerada a “maior empreitada levada a cabo” por esta entidade, neste mandato.

Em causa está um investimento no valor de 1,2 milhões de euros, para o reforço do sistema de abastecimento de água agrícola no concelho de Vila Franca do Campo, que vai abranger uma área de 3100 hectares e beneficiar cerca de 250 explorações, até à freguesia de Ponta Garça, prevendo-se que esteja concluída até ao final deste ano, uma vez que, atualmente, estão 65% dos trabalhos concluídos.

“Com a execução desta empreitada, pretende-se aumentar significativamente a capacidade de armazenamento de água no concelho de Vila Franca do Campo, promovendo deste modo a melhoria e reforço do abastecimento de água às explorações agropecuárias, visando a redução dos custos de produção e contribuindo para a melhoria da qualidade desta atividade”, frisou Hernâni Costa, presidente do IROA.

Assegurando que a exigência técnica desta empreitada é de elevada dificuldade, o presidente do IROA reforçou que “desafios diários que têm de ser ultrapassados, devido aos grandes declives orográficos desta zona”, realçando, ainda, o profissionalismo da empresa AR Casanova, a quem foi adjudicada a obra.

Segundo o Instituto Regional de Ordenamento Agrário, “considera-se que, atualmente, o consumo médio diário nesta área, agora a reforçar com este projeto, se encontra na ordem dos 500 m3/dia. O caudal de dimensionamento que se estimou ser necessário para o horizonte do projeto, incluindo no futuro, a disponibilização de água também para as freguesias de Fenais da Ajuda e Lomba de São Pedro, foi de 1562,9 m3/dia”.

Por conseguinte, de acordo com o IROA, será necessária “a construção de conduta adutora (gravítica), com extensão de 4610 metros, a construção de uma Estação Elevatória, com todo o equipamento eletromecânico inerente à mesma, no caminho da Roça Velha e uma conduta elevatória, com uma extensão de 410 metros, para condução dos caudais captados até ao Reservatório da Roça Velha”.