JÁ É NATAL NA RIBEIRA GRANDE

Desde o passado dia 17 de novembro que o Natal já chegou à Ribeira Grande. A abertura da época natalícia deu-se com um dos momentos mais aguardados, a inauguração da iluminação de Natal, com cerca de 30 mil lâmpadas que irão colorir o centro histórico até às Estrelas, em fevereiro.

No mesmo dia, decorreu ainda o “Walk for Christmas”, uma caminhada organizada pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida da Ribeira Grande sem qualquer carácter competitivo que percorreu algumas das artérias da cidade. À noite, no Teatro Ribeiragrandense, decorreu a peça “Residencial Maria Anacleto”, pela AJURPE (Associação Juvenil de Rabo de Peixe), um espetáculo que se repetiu a 18 e 19 de novembro.

Já no dia 25 de novembro, foi a vez de subir ao palco do Teatro Ribeiragrandense a peça da UMAR, “Silêncio”, e a 26 de novembro decorreu o 8º Percurso Ribeira Grande, promovido pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida da Ribeira Grande e que percorreu desde o Pico Queimado à freguesia do Pico da Pedra.

Durante estes dias decorreram ainda a inauguração da exposição de bonecas “Roupas do Mundo”, de Judite Barros, no Museu Municipal, um concerto da Disney pela Filarmónica Trinfo, no Teatro Ribeiragrandense, um corta-mato organizado pelo Clube Escolar os Fuzeiros e uma sessão de cinema infantil, também no Teatro Ribeiragrandense, além da animação de rua ao longo da rua direita.

O dia 8 de dezembro foi especial, já que é o Dia das Montras e teve mesmo uma programação específica e cartaz próprio, começando com a 19ª Corrida de Natal, organizada pela Associação de Atletismo de São Miguel em parceria com a Câmara Municipal, e contando ainda com a abertura da Aldeia Natal, que, à semelhança de anos anteriores, terá animação garantida no Largo Hintze Ribeiro e que irá voltar a abrir portas no fim de semana de 15, 16 e 17 de dezembro.

“Optamos por manter a Aldeia de Natal em dois fins-de- semana devido ao sucesso que este evento teve nos anos anteriores, permitindo que mais crianças e jovens possam desfrutar de momentos únicos junto das tradicionais figuras de Natal. Também haverá insufláveis, carrosséis e animação de rua”, explicou Alexandre Gaudêncio durante a apresentação da programação.

Este dia ficou ainda marcado pela abertura do Mercadinho de Natal de Rabo de Peixe, no Centro Comunitário, e pelo Desfile do Dia das Montras, com o carro alegórico onde não faltou o Pai Natal, algumas figuras da Disney e a charanga dos Bombeiros. À noite, decorreu ainda um concerto da Orquestra Ligeira da Ribeira Grande, no Largo Hintze Ribeiro.

Já para os próximos dias estão agendadas várias iniciativas para todas as faixas etárias. A 12 de dezembro, acontecerá um espetáculo de Natal, novamente no Teatro Ribeiragrandense, organizado pela Academia de Música da Ribeira Grande, enquanto a 14 de dezembro será inaugurada, no Museu Municipal, a exposição de fotografia “Recordar o Natal”.

Já no dia 15 decorrerá o tradicional Desfile de Pais Natal das várias escolas da cidade da Ribeira Grande, que percorrerá desde o Museu do Franciscanismo até à Cascata. “Serão cerca de 2 mil participantes das nossas escolas que vão desfilar ao longo do Centro Histórico até à Cascata. Será um dos momentos altos deste programa”, reforçou o presidente da autarquia.

No mesmo dia, pelas 18h30, será inaugurada a exposição “Louvar Maria”, na Casa do Arcano, e pelas 19h abrem as portas do segundo fim de semana da Aldeia de Natal.

A 16 de dezembro, decorrerá também a segunda sessão de cinema infantil no Teatro Ribeiragrandense, enquanto o dia seguinte ficará marcado pelo término da Aldeia de Natal, que contará com animação de rua e insufláveis na rua direita.

Destaque ainda para a habitual abertura do presépio do prior Evaristo Gouveia, no dia 25 de dezembro, às 15h, que terá, este ano, um horário alargado, segundo o vereador Filipe Jorge. Tanto a 25 como a 26 de dezembro e, posteriormente, a 1, 6 e 7 de janeiro de 2018, este presépio poderá ser visitado entre as 15h e as 20h.

O mesmo horário terá o presépio do Arcano, uma novidade que será montada desde o Largo do Teatro até à Câmara Municipal, e que abre portas a 26 de dezembro e, novamente, a 1, 6 e 7 de janeiro.

A programação de Natal da Ribeira Grande termina, na passagem de ano, com um espetáculo piromusical no Largo Hintze Ribeiro, estendendo-se até fevereiro de 2018, culminando com a tradicional festa do Cantar às Estrelas.

Um programa feito em sintonia com os comerciantes locais

Na conferência de imprensa de apresentação do programa de Natal, Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara da Ribeira Grande destacou que este era um programa que se preocupou não só com todas as faixas etárias da população mas também com os comerciantes locais.

“Este programa conta com mais de 40 momentos de animação e teve a preocupação de promover eventos para dinamizar o comércio, sem esquecer as diversas faixas etárias da população e de quem nos visita. Além disso, foi feito em sintonia com os comerciantes. Tivemos uma reunião preparatória com os comerciantes para, de uma forma geral, apresentar o que tínhamos em mente mas também ouvir aquilo que poderiam ser medidas que pudessem ir ao encontro das suas expetativas”, explicou.

O autarca aproveitou o momento para anunciar também que o estacionamento no Centro Histórico será gratuito a partir das sextas-feiras à tarde e aos sábados, e que será reforçada a vigilância nos quatro parques de estacionamento gratuitos. “Neste momento já temos dois parques com videovigilância e, desde que foi montada, os casos de vandalismo reduziram drasticamente, e nos parques em que não temos ainda videovigilância, será assegurada vigilância humana durante o horário laboral. Esta é uma novidade que tem a ver com uma preocupação que foi transmitida pelos comerciantes”, assegurou.

Outra novidade é que praticamente todo o comércio estará aberto, nesta altura do ano, ao domingo à tarde.
Questionado pelo AUDIÊNCIA sobre a envolvência das freguesias neste programa, Alexandre Gaudêncio explicou que a ideia principal da autarquia é “ter um programa bastante rico no centro da cidade”, o que tem provado que beneficia, de forma indireta, as outras freguesias, sem esbarrar com a própria programação natalícia de cada uma das freguesias do concelho.

“Nesta altura do ano, e principalmente nas freguesias mais afastadas do centro, há uma envolvência direta das respetivas comunidades e com a respetiva Igreja local. E aí nós não nos costumamos sobrepor a nada. Há um programa mais religioso que é feito nas diferentes freguesias e temos colaborado, sempre que nos é solicitada essa colaboração, seja em termos logísticos ou de transporte. Além disso, a animação que é feita neste programa, é na sua totalidade com grupos locais, conta com grupos também de várias freguesias. Isto também é sinónimo da nossa preocupação de chamar as pessoas das outras freguesias ao centro”, explicou.

Já relativamente às acessibilidades, Alexandre Gaudêncio assegurou que essa situação “tem sido resolvida quando é solicitada”, especialmente nos centros de dia de cada freguesia. “É curioso ver que são as próprias pessoas dos centros de dia a solicitar o transporte à autarquia para assistir a alguns momentos dessa animação. Isso tem sido possível e temos ido ao encontro dessa expetativa. O apelo que faço é que, sempre que seja necessário, sempre que haja algum grupo que se queira deslocar aqui ao centro, estamos disponíveis para apoiar nesse transporte”, garantiu.