Depois de ter assumido, em 2018, a vice-presidência dos destinos da Federação dos Bombeiros da Região Autónoma dos Açores (FBRAA), José Braia Ferreira foi eleito, no passado dia 17 de setembro, presidente desta instituição. “Unir, Representar e Lutar pela Valorização dos Bombeiros dos Açores” é o mote dos novos órgãos sociais sufragados, que vão comandar os destinos da FBRAA até 2026.

 

No seguimento das eleições ocorridas no passado dia 17 de setembro, José Braia Ferreira, líder da única lista candidata, foi nomeado presidente da Direção da Federação dos Bombeiros da Região Autónoma dos Açores (FBRAA). A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais desta instituição ocorreu nesta mesma data, na sede da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial (AHBVF) e contou com a presença de inúmeros elementos da Liga dos Bombeiros Portugueses, nomeadamente, António Nunes, presidente do Conselho Executivo, Gil Barreiros, presidente da Mesa dos Congressos, Luís Elias, presidente do Conselho Fiscal, Emanuel Santos, vice-presidente do Conselho Executivo, e Clemente Mitra, secretário do Conselho Executivo.

No que respeita a Assembleia Geral, Norberto Gaudêncio, presidente da AHBV da Ribeira Grande, foi designado presidente; José Cabral, presidente da AHBV do Nordeste, vice-presidente; e Vítor Trindade, comandante do corpo de bombeiros da AHBV de Angra do Heroísmo, secretário.

No que concerne à Direção, José Braia Ferreira, presidente da AHBV do Faial, foi eleito presidente; João Paulo Medeiros, presidente da AHBV de Ponta Delgada, vice-presidente; Rui Cardoso, presidente da AHBV de Santa Maria, secretário; Lisa Melo, comandante do corpo de bombeiros da AHBV da Madalena, secretária-adjunta; e Tiago Correia, presidente da AHBV da Ilha Graciosa, tesoureiro.

Relativamente ao Conselho Fiscal, Luís Cunha, presidente da AHBV da Praia da Vitória, foi nomeado presidente; Eunice Lima, presidente da AHBV de Santa Cruz das Flores, vice-presidente; e Hélder Melo, comandante do corpo de bombeiros da AHBV de Velas, secretário-relator.

Assim, é com o mote “Unir, Representar e Lutar pela Valorização dos Bombeiros dos Açores”, que José Braia Ferreira vai liderar os destinos da FBRAA até 2026, “pugnando por uma maior e efetiva união de esforços entre as 17 AHBV’s da Região Autónoma e, bem assim, por uma voz mais ativa e uma ação mais musculada junto das entidades competentes, na luta intransigente pela valorização e dignificação dos Bombeiros dos Açores”.