JOSÉ MANUEL BOLIEIRO ENALTECE MISSÃO DOS BOMBEIROS E ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS

Num dia em que ocorreu a mudança pública do comando do corpo de bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca do Campo (AHBVVFC), o presidente do Governo Regional dos Açores não deixou de destacar papel essencial dos soldados da paz e anunciou novos investimentos na área da Proteção Civil.

 

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu à cerimónia oficial da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca do Campo (AHBVVFC), que decorreu no passado dia 11 de maio, Dia do Padroeiro São Miguel.

Na ocasião, realizou-se a Formatura com a Charanga dos Bombeiros, a promoção de elementos da escola de infantes e cadetes e a mudança pública do comando do corpo de bombeiros, com Tiago Santos a assumir como Comandante, Marco Batista como 2º Comandante e Vasco Curvelo como Adjunto de Comando.

Foram ainda distinguidos Ricardo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, pela Liga dos Bombeiros Portugueses, com a Medalha Grau de Ouro de Serviços Distintos, e o médico Luís Soares como sócio benemérito. A nível interno, foram condecorados João Luís Curvelo, Renato Coelho e José Bernardo pela passagem à situação de reforma.

Chegado o momento dos discursos, José Manuel Bolieiro reforçou o papel essencial dos soldados da paz e anunciou novos investimentos na área da Proteção Civil. “O vosso trabalho voluntário tem o profissionalismo de quem assume, com coragem e dedicação, a missão de dar vida por vida”, declarou.

No âmbito do plano de renovação da “frota vermelha” dos corpos de bombeiros dos Açores, o presidente anunciou a entrega de um autotanque pesado à AHBVVFC até ao final de 2025, num investimento de 340 mil euros, tendo o concurso já sido adjudicado e os veículos encontram-se em fase de transformação.

“Não podendo fazer tudo em um só instante, vamos progressivamente realizando, de acordo com as disponibilidades económicas, financeiras e prioridades estratégicas”, afirmou.

O governante revelou ainda que está em preparação um concurso para a aquisição de 19 viaturas de alto comando, a distribuir por todas as corporações de bombeiros açorianas. Estes veículos, equipados para garantir comunicações e coordenação eficaz em situações de emergência, visam reforçar as capacidades de gestão operacional no terreno.

Da mesma forma, José Manuel Bolieiro reafirmou o compromisso do Executivo com a valorização dos bombeiros voluntários e o fortalecimento das suas associações, e recordou medidas concretas já implementadas, como a revisão salarial, o estatuto social, a comparticipação de 50% nas despesas de ATL para bombeiros em serviço regular, e a bonificação do tempo de serviço para efeitos de reforma. “O meu fazer é de acordo com a equidade no tratamento de todos. Enquanto responsável político e enquanto cidadão, sinto o dever de valorizar quem se entrega ao serviço do bem comum”, sublinhou, acrescentando que “cada associação humanitária dos bombeiros voluntários na Região é uma instituição de merecimento e louvor diário”.

A cerimónia contou ainda com a presença do presidente da AHBVVFC, Rui Carvalho e Melo, do presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, do presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Major Rui Andrade, e do Vice-Presidente da Federação dos Bombeiros dos Açores, João Paulo Medeiros.

Rádio Audiência
Rádio Audiência
LIVE