Ano e meio depois do início do processo de requalificação, a população de Canidelo, em Vila Nova de Gaia, tem um novo espaço mais digno e multigeracional localizado no Largo de Santo André, ladeado pelas ruas da Igreja e do Paniceiro.
Fruto de um investimento a rondar os 1,1 milhões de euros, o novo centro cívico de Canidelo tem como objetivo passar a ser um verdadeiro adro da igreja matriz, complementando ao “espaço sagrado” com uma zona nobre, imbuída de todas as características da sua envolvência, e tornando-a um local de permanência que agregue pessoas de todas as idades.
Recorde-se que este largo era usado como um local de passagem e de estacionamento provisório, com deficitárias condições de mobilidade. Além do comércio local, aqui localizam-se várias instituições de relevância social, como a Igreja Paroquial de Santo André, construída em meados do século XII; o salão paroquial; a capela mortuária; o cemitério do Meiral e a Associação de Solidariedade Social dos Idosos de Canidelo (ASSIC). Além disso, neste local celebra-se a conhecida festa religiosa de S. Vicente Férrer e Santo André, padroeiro da paróquia.