Com competências para operar desde o passado dia 1 de abril, a TMP – Transportes Metropolitanos do Porto tem agora uma rede para colocar a funcionar. Segundo Marco Martins, presidente da mesma, a prioridade é recuperar “a confiança dos passageiros”.
O presidente da TMP – Transportes Metropolitanos do Porto, Marco Martins, assumiu, durante o Seminário Transporte Rodoviário, que o “estado da arte em termos de mobilidade na Área Metropolitana do Porto (AMP) não é o melhor” e que aos dias de hoje mais de 50% das paragens da rede UNIR “estão por colocar”.
A TMP, constituída em janeiro deste ano, tem como principal missão gerir de forma integrada o serviço de transporte público rodoviário da AMP, assim como a operação da rede UNIR, mas apenas teve competências para começar a operar no passado dia 1 de abril. Nesse sentido, o responsável garantiu que irá dar prioridade à “recuperação da confiança dos passageiros” nos transportes públicos Porto.
Marco Martins, salientou que “apenas 15% das pessoas utilizam o transporte público no Porto”, e que, atualmente, existem diversos desafios na operação da rede UNIR que precisam de ser resolvidos, nomeadamente ao nível da inexistência de informação ao público, horários ilegíveis, falta de informação em tempo real, incumprimento de horários e a não disponibilização de plataformas eletrónicas de apoio aos passageiros.
Segundo o responsável, a Empresa tem de apostar numa maior fiscalização dos contratos que foram celebrados com os operadores de transportes, uma vez que o seu cumprimento tem “sido um problema”. “O período de adaptação de um ano e meio já terminou e é necessário garantir que os requisitos dos contratos estão em conformidade”, garantiu.
Marco Martins assegura ainda que os próximos objetivos passam por alargar e melhorar a eficiência da rede através da criação mais horários noturnos; garantir uma melhor coordenação com as comunidades intermunicipais vizinhas e outros operadores de transporte público; promover a sustentabilidade e integração de veículos ecológicos; fomentar a discussão sobre o alargamento da gratuitidade nos transportes públicos; e melhorar o sistema de bilhética.
O Seminário Transporte Rodoviário, organizado pelo Transportes & Negócios, reuniu dirigentes, empresários, quadros e especialistas do setor para debater os desafios e oportunidades dos transportes rodoviários de passageiros e mercadorias e contou com a presença de Ana Paula Vitorino, presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), que abordou o papel da regulação no setor.
Durante a sessão, foram ainda discutidos temas como a contratualização dos serviços de transporte público, o impacto da inteligência artificial nos transportes rodoviários, a descarbonização e sustentabilidade e os desafios da intermodalidade.