MATOSINHOSHABIT REALOJOU 220 PESSOAS EM 2022

A MatosinhosHabit atribuiu, ao longo de 2022, 94 habitações sociais no concelho, que representaram o realojamento de 220 pessoas, no âmbito de pedidos por parte de munícipes com carência habitacional.

Desenvolvida pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela empresa municipal, a política de habitação visa colmatar as necessidades habitacionais detetadas dentro do concelho, pelo que foi através da gestão do património, que foi possível disponibilizar, para reabilitação, as 94 residências, que foram atribuídas, ao longo do ano transato.

Por conseguinte, a autarquia e a MatosinhosHabit estão a trabalhar num plano de investimentos, que prevê cerca de 85 milhões de euros para a construção e requalificação de habitação social, o arrendamento apoiado e o programa municipal de apoio ao arrendamento, dos quais 22,8 milhões de euros estão destinados a apoiar soluções habitacionais de promoção privada. Só nos últimos 4 anos, foram realojadas 341 famílias no concelho. “Para ajudar a potenciar a comunicação dos programas da MatosinhosHabit, estão também previstas várias ações de reforço informativo sobre a intervenção do município na promoção do acesso à habitação, tendo como objetivo promover a coesão social, atrair e fixar residentes, qualificar o parque habitacional municipal, promover a qualificação e a coesão territorial e consolidar o modelo territorial municipal”, ressaltou a empresa.