Após a aula de História em Grijó, em abril, o MCG – Movimento de CIDADÃOS POR GAIA submeteu 38 Gaienses a uma prova de aferição multidisciplinar. Depois de Mafamude, Santa Marinha, Avintes, Gulpilhares e Arcozelo, foi a vez de Grijó receber o 5º Peddy paper do MCG.
As 14 equipas concentraram-se às 08h30 junto ao Mosteiro de S. Salvador de Grijó, onde receberam os crachás de identificação, as últimas instruções da organização e as respetivas provas. No teste constavam 67 perguntas sobre múltiplos temas, jogos e busca de objetos.
Os participantes no “Passeio pelo séc. XIX” percorreram cerca de 7 km,aproximadamente 3 horas e meia, com passagem pelos locais mais emblemáticos da vila como o Mosteiro, Junta de Freguesia, Padrão Velho, Senhor do Padrão, Aqueduto d’Amoreira, Quinta da Porfia, Quinta de Alvapenha, Quinta dos Canaviais, Quinta do Outeiro, Capela de Santa Rita e Capela de Santo António.
Todos os concorrentes receberam nota suficiente para aprovação, apesar das exigências do exame que passavam por conhecimentos de história, boa interpretação, muita leitura, forte atenção, alguma imaginação, cidadania e acima de tudo boa disposição. Houve prémios e lembranças para quase todos os gostos e para todas as equipas, sendo que “Os Cardosos” repetiram a vitória de 2015.