Nasceu a 8 de novembro de 1931, em Vieira do Minho, mas viria a fixar-se em Guimarães, onde foi professor na Escola Secundária Francisco de Holanda, deixando lá vários painéis retratando reis e ministros da nossa história.

A pintura esteve sempre presente na sua vida, sendo um sonho de criança que concretizou após, aos 16 anos, viajar para Lisboa para perseguir o sonho de ser pintor.

Atualmente, é um dos mais reconhecidos pintores nacionais, tendo mesmo um Museu com o seu nome, na Casa de Lamas, casa dos seus pais, e onde pode ser apreciada a sua obra. De entre os seus muitos trabalhos destaca-se, por exemplo, o retrato do Papa João Paulo II ou de D. Manuel Fraga Iribarne.

Nas palavras do próprio, a sua obra “é vincada pela fusão de emoção, realização, originalidade e sentido de criação, tornando-se, desta forma, num ambiente amargo mas ao mesmo tempo terno para os olhos de quem a contempla”.

Pelo trabalho desenvolvido ao longo de muitas décadas em prol da cultura e da pintura, o Troféu Artes & Letras deste ano vai para o Mestre Adelino Ângelo.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com