“NÓS TEMOS DE PROCURAR, EFETIVAMENTE, A CONSTRUÇÃO DA PAZ NESTES TEMPOS TÃO CONTURBADOS”

O Rotary Club Gaia-Sul preparou um programa recheado de iniciativas para agraciar o governador do Distrito Rotário 1970. Neste seguimento, a visita oficial de António Simões Pinto iniciou com uma reunião e terminou com um jantar, no Restaurante do El Corte Inglés Gaia Porto, que contou com a participação de Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Gaia, e Teresa Marinho, responsável pelo Departamento de Comunicação e Relações Institucionais do El Corte Inglés Gaia Porto, assim como de companheiros oriundos de 30 clubes rotários.

 

O governador do Distrito 1970, António Simões Pinto, iniciou as visitas oficiais do ano rotário no Rotary Club Gaia-Sul. O certame decorreu no passado dia 16 de julho e iniciou com uma reunião rotária, culminando com um jantar emblemático no Restaurante do El Corte Inglés Gaia Porto, que contou com a presença de mais de 80 pessoas, em representação de 30 clubes rotários, assim como de Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Gaia, e Teresa Marinho, responsável pelo Departamento de Comunicação e Relações Institucionais do El Corte Inglés Gaia Porto.

Após os momentos protocolares e gastronómicos, sucederam-se as intervenções, que foram inauguradas por Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Gaia, que fez questão de “felicitar o trabalho que tem sido feito pelo Rotary Club Gaia-Sul, que tem sido profícuo e de parceria, também, com a Câmara Municipal. Nós temos em Vila Nova de Gaia uma marca muito humanista de um trabalho grande naquilo que se refere a área social. Portanto, quando nos relacionamos com as instituições ao longo do tempo, naturalmente nós e os nossos parceiros, e é assim que os entendemos, estamos lado a lado para tentar resolver aqueles que são alguns dos problemas do concelho”.

Elogiando o contributo que este movimento rotário tem dado em prol da comunidade, o edil reforçou a importância do “trabalho conjunto, em parceria, mas que serve os mesmos propósitos”.

Seguidamente, foi Duarte Besteiro, presidente do Rotary Club Gaia-Sul, quem tomou a palavra, salientando que ser rotário é “estar em Rotary para servir” é “a nossa forma de vida”.

Desejando votos de um bom mandato ao governador do Distrito 1970, António Simões Pinto, o líder do Rotary Club Gaia-Sul ressaltou que este é “um clube dinâmico, que trabalha e que irá dar o seu contributo para que o ano rotário que agora se inicia possa ser um ano de que todos nos possamos orgulhar. Um trabalho focado no reforço do quadro social, nos projetos na nossa comunidade e também com foco na Rotary Foundation”.

Na ocasião, Duarte Besteiro evidenciou, ainda, que “estamos aqui para dar o nosso contributo”, enaltecendo que “estamos aqui para criar esperança no mundo e através da magia do Rotary podemos promover o bem-estar das nossas comunidades. Esta é a nossa função enquanto rotários e, portanto, o Rotary Club Gaia-Sul continuará aqui para apoiar o Distrito 1970”.

As intervenções foram encerradas por António Simões Pinto, governador do Distrito 1970, que afiançou que “esta primeira Visita Oficial do Governador (VOG) é, obviamente, para mim muito especial”.

Atestando que este ano rotário “vai, certamente, dar-nos a todos muito trabalho, mas, ao mesmo tempo, muita satisfação, alegria e gozo pelo dever cumprido”, o sucessor de Duarte Besteiro garantiu que o Rotary Club Gaia-Sul é “um clube com projetos de grande valor na comunidade”, asseverando que “estão, aqui, criados todos os elementos necessários para que este novo ano seja muito importante e muito proveitoso do ponto de vista de projetos e resultados para o Rotary e para a comunidade”.

Por fim, António Simões Pinto evocou a relevância do tema deste ano rotário, referindo que “nós temos de procurar, efetivamente, a construção da paz nestes tempos tão conturbados que vamos atravessando. Há imensas guerras por aí e nós, rotários, temos muito a fazer a esse nível, desde logo no auxílio aos povos que sofrem com as guerras, mas também na construção da paz positiva, que não é apenas a ausência de guerra”.

A visita oficial do Governador do Distrito 1970 terminou com uma troca de lembranças, que perpetuaram o momento para a posteridade.