A exposição “O Inferno de Dante” da ilustradora Ana Oliveira esteve patente na Casa da Cultura da Trofa até ao dia 27 de abril.
Segundo a Câmara Municipal da Trofa, esta mostra reuniu a interpretação que a artista fez da obra de Dante Alighieri e ilustrou os pecados ao nível da “causa” e “coloca em causa” esses mesmos pecados, numa análise do círculo “causa-efeito”.
Nesta exposição, estiveram presentes ilustrações que representaram diversas personagens em cenários ante e post mortem, que Dante foi encontrando, ao longo da sua viagem, em cada nível do inferno.
Inferno que é geometricamente composto por “nove patamares circulares que afunilam em direção ao centro da terra, numa hierarquia de castigos, que vai desde os mais leves aos mais pesados”.
De acordo com a autarquia, esta iniciativa inseriu-se no programa de dinamização anual da Casa da Cultura e teve em vista a celebração do mês de abril, em que se comemorou o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.