“OS VOLUNTÁRIOS SÃO FUNDAMENTAIS NAS JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE”

Desde a sua primeira edição, em 1986, que a Jornada Mundial da Juventude se constrói com a colaboração de milhares de voluntários. Uma das maiores belezas deste encontro com o Papa é o dom do trabalho e do tempo de tantos jovens que, gratuitamente, dão aos outros a oportunidade de participar numa experiência única.

Um voluntário é alguém consciente de ter uma missão. Existe algo por quem vale a pena estar ai serviço dos outos. É essa oferta, livre e generosa, que dá ao voluntário a alegria e a consolação de saber que faz a sua parte neste mundo do qual todos somos responsáveis.

Na JMJ Lisboa 2023 o Voluntário vive na primeira pessoa o tema desta Jornada: Maria Levantou-se e partiu apressadamente. Querer servir o outro renunciando a algumas coisas pessoais, pela alegria que se encontra no serviço.

Nesta jornada portuguesa no total, são 24.000 voluntários de mais de 140 países de todo o mundo, que se reuniram em Lisboa para participar na JMJ desempenhado varias tarefas como logística, segurança, serviços de saúde, comunicação, limpeza, tradução e muitas outras funções.

Todos os voluntários estão em Lisboa alojados em várias casas particulares,  centros de acolhimento como escolas, universidades e institutos ligados a Igreja Católica.

Durante este grande evento, os voluntários concordaram que participar como voluntário “ é uma experiencia fantástica , pois trata-se de compartilhar, ajudar, colaborar, principalmente nestes tempos difíceis que vivemos hoje em dia”

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa. Além disso, é também uma romaria, uma festa juvenil, uma expressão da Igreja universal e um forte momento de evangelização do mundo juvenil.

A organização prevê a participação de cerca de um milhão e meio de pessoas.