PARQUE DO CEDRO FOI REQUALIFICADO

O momento simbólico de inauguração da requalificação do Parque do Cedro aconteceu no dia 17 de abril. Além de João Paulo Correia, presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, também o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, marcou presença e ambos sujaram as mãos ao plantar as últimas árvores do espaço totalmente reabilitado e agora digno da procura que tem.

 

 

Ao início da tarde do dia 17 de abril, João Paulo Correia, presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, inaugurou o Parque do Cedro, depois do mesmo ter sofrido obras de requalificação. O momento simbólico contou ainda com a presença de cerca de duas dezenas de pessoas, entre elas Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, e o vereador Valentim Miranda.

O Parque do Cedro, apontado por João Paulo Correia como um dos mais icónicos da união de freguesias pertence ao edificado da Escola Primária do Cedro, mas foi pensado, desde o início, para ser um parque de utilização pública, sem restrições. “Há cerca de cinco anos a junta de freguesia fez aqui um pequeno investimento, mais precisamente no polo desportivo, e colocou aqui um parque infantil, mas este parque precisava de um investimento maior”, explicou o presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso. O edil ainda lembrou que, em 2017, os serviços municipais tiveram de recorrer ao abate de praticamente todas as árvores do parque em questão. “As árvores encontravam-se em estado muito degradado e com perigo de queda iminente, aliás, uma delas tinha mesmo caído para a rua, por sorte atingiu um veículo e não atingiu nenhuma pessoa”, contou João Paulo Correia.

A Câmara Municipal de Gaia reconheceu a necessidade de reabilitação do parque quando a questão foi apresentada pela união de freguesias e financiou a obra.

Aquando da retirada das árvores em 2017 sobrou um carvalho, localizado mesmo no centro do parque, e que é hoje a peça mais antiga, e central, de todo o espaço. João Paulo Correia apelidou-o mesmo de “dono e vigilante do parque”. Além da sombra do carvalho, foram plantadas mais 22 árvores no espaço, que dentro de dois ou três anos criarão mais áreas sombreadas no parque. As duas árvores finais foram plantadas no próprio dia da inauguração pelas mãos dos autarcas. Além do parque infantil, o espaço tem o tradicional jogo da macaca pintado no chão e todos os acessos de escadas e rampas foram reabilitados. Também foram colocados mais bancos e a polo desportivo foi renovado, uma vez que, segundo João Paulo Correia, “é um dos polos desportivos com mais procura aqui em Mafamude”.