Matosinhos tem vindo a ser, ano após ano, reconhecido pela qualidade das suas zonas balneares – e 2025 não é exceção, com 30 Bandeiras Azuis e de Qualidade de Ouro a serem hasteadas ao longo da costa da região.
Angeiras Norte e Sul, Aterro, Cabo do Mundo, Pedras Brancas e Leça da Palmeira fazem parte das 13 praias de Matosinhos que contam com a Bandeira Qualidade de Ouro, atribuída pela associação ambientalista Quercus. Este galardão, que distingue especificamente a qualidade da água balnear, considera, entre outros critérios, a classificação de “qualidade da água excelente” nas cinco últimas épocas balneares.
Já relativamente a Bandeiras Azuis, Matosinhos é a segunda região do Norte mais galardoada, com 17 areais onde vai ser visível esta distinção, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, com base em critérios relacionados com a qualidade da água, informação e educação ambiental, gestão ambiental e equipamentos, e segurança e serviços. As praias abrangidas são todas as que detêm Bandeira de Ouro e ainda as praias da Agudela, Praia dos Beijinhos e Azul-Conchinha.
“A atribuição de 31 Bandeiras Azuis e de Qualidade de Ouro em Matosinhos é um reconhecimento que também reflete o rigor e o compromisso com que gerimos o sistema de saneamento. A proteção dos ecossistemas aquáticos começa precisamente com o tratamento eficaz das águas residuais, antes de serem devolvidas ao meio hídrico. Essa é uma prioridade diária que exige a operação contínua de uma rede complexa de condutas, equipamentos e infraestruturas, como a ETAR de Matosinhos, que assume um papel central neste processo”, explica Tiago Fragata, Diretor Geral da INDAQUA Matosinhos.
Este ano, são 443 as praias fluviais e costeiras galardoadas, em Portugal, com Bandeira Azul e 425 com Qualidade de Ouro. Nos territórios em que a gestão de saneamento é garantida pela INDAQUA, foram atribuídas 41 Bandeiras: 31 em Matosinhos e 10 em Vila do Conde.