PROJETO “TRAJETO SEGURO” ACOMPANHA PERÍODO PRÉ E PÓS-NATAL

O acordo de cooperação financeira com o Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica para a implementação do projeto “Trajeto Seguro 0” em Rabo de Peixe já foi assinado pela Secretária Regional de Saúde. Este projeto visa promover estilos de vida saudáveis e prevenir dependências em contextos considerados vulneráveis.

 

O projeto “Trajeto Seguro 0” está em linha com as recomendações do Plano de Ação Regional de Prevenção e Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, sendo desenvolvido em parceria com o setor social e em complementaridade, privilegiando “uma intervenção de proximidade, precoce e que procura prevenir os problemas emocionais que levam a comportamentos de risco”, disse Teresa Machado Luciano.

Rabo de Peixe será o primeiro local onde o projeto será implementado, sendo que a extensão do mesmo a outros territórios e ilhas “dependerá da [sua] avaliação da implementação, sendo certo que iremos privilegiar os territórios identificados prioritários no âmbito da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social”.

O projeto ‘Trajeto Seguro 0’ visa criar uma rede de acompanhamento de grávidas no período pré e pós-natal e dos respetivos filhos até aos três anos e será implementado sob coordenação da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, em parceria com a Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, através da Unidade de Saúde de Rabo de Peixe.