Os deputados do PSD/Açores eleitos por São Miguel desafiam o Governo a lançar, em 2018, o concurso público para a construção da nova escola de Rabo de Peixe, uma obra inscrita em anteriores Planos Anuais Regionais mas que nunca chegou a ser lançada.
“Há um contraste grande nestas instalações e parece-nos evidente que os alunos desta comunidade precisam de melhores condições. Neste sentido, apelamos ao Governo regional para que o Plano Anual Regional de 2018 preveja o lançamento a concurso da construção da nova escola”, afirmou Maria João Carreiro.
A deputada e porta-voz do PSD/Açores para a Educação falava no final de uma visita à Escola Rui Galvão de Carvalho, em Rabo de Peixe, onde participaram, além de deputados do PSD/Açores eleitos por São Miguel, Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Carlos Anselmo, vereador da autarquia, e Jaime Vieira, deputado e presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe.
O projeto para a construção da nova escola, ao que tudo indica, já está finalizado, razão pela qual os social-democratas açorianos consideram que “não há tempo” a perder na abertura do concurso para a construção desta infraestrutura escolar, “uma aspiração legítima dos alunos, professores e encarregados de educação”.
“Não se pode estar constantemente a adiar expectativas. Não podemos colocar nos Planos de Investimento uma coisa e a realidade ser outra. Este é o melhor caminho para o desinteresse, para a apatia. Já era tempo de o Governo regional cumprir a sua palavra para com a comunidade educativa de Rabo de Peixe”, insistiu, à margem da visita.
Maria João Carreiro frisa que, para o PSD/Açores, “a Educação é o melhor instrumento que podemos dar aos nossos cidadãos para a Região cresça e se desenvolva”.
A deputada lembra ainda que o Plano para 2017, além de registar uma redução em 11,5%, face ao ano anterior, no investimento público no sector da Educação, reflete promessas várias vezes sufragadas e não cumpridas de construções escolares, entre elas a Escola de Rabo de Peixe que serve centenas de alunos da costa Norte de São Miguel.