O fim-de-semana foi solarengo, o público acudiu aos milhares à Capital do Barroso e a emoção espalhada a rodos a gentes de todas as idades que, nas repletas bancadas ou no ‘peão’, tiveram a grata oportunidade de estar in-loco num dos maiores espectáculos do mundo!
Uma vez mais se superaram todas as expectativas e altos níveis de adrenalina fizeram vibrar todos os presentes no magnífico palco do Circuito de Montalegre, onde este ano se viria a consagrar Mattias Ekstrom, no final da emocionante e empolgante segunda jornada do Mundial de RallycrossRX.
SuperCAR e superEkstrom
O improvável tem mesmo lugar nas finais do WorldRX e isso ficou uma vez mais provado em Montalegre com a fantástica e surpreendente vitória alcançada pelo Sueco Mattias Ekstrom no EKS Audi S1 WRX.
A dupla da PSRX Volkswagen Suécia, Johan Kristoffersson e, principalmente Petter Solberg, pareciam ter tudo a seu favor para vencer nesta segunda jornada do Mundial, mas Ekstrom renascia nas semifinais e intrometia-se na luta pela vitória.
Na largada é Solberg quem assume a liderança da corrida, seguido de Kristoffersson e de Nitiss, enquanto Ekstrom, Loeb e Timmy Hansen optam por cumprir a ‘joker-lap’ logo na primeira volta, o que lhes viria a permitir, fruto do fortíssimo andamento imprimido, chegar rapidamente à traseira dos líderes da prova.
Um furo lento no VW Polo GTi de Solberg fá-lo ceder a liderança a Kristoffersson e a descer à última posição, até que a dança da liderança sofre nova e definitiva alteração quando Johan e Nitiss, cumprem a sua passagem obrigatória pela ‘joker-lap’, deixando Ekstrom na frente.
Mas o novo líder ainda ia ter que suar as estopinhas na serra Barrosã, face à pressão exercida pelo super motivado Sebastien Loeb, que tudo fez para tentar impedir a vitória do Sueco. Não deu e o piloto do Team Peugeot Hansen teve que se resignar ao segundo lugar do pódio, à frente de um dos mais fortes candidatos à vitória, Kristoffersson.
Para o Campeão Mundial em título, esta … «foi uma luta boa e correta», consagrada com uma estrondosa ovação final no final apoteótico em Montalegre.
Timmy Hansen e Reinis Nitiss (EKS Audi) terminavam nas quarta e quinta posições, à frente de Solberg, caindo assim o pano da edição 2017 do WorldRX no repleto e fabuloso ambiente que se respirou no traçado de Montalegre, onde a organização da prova, tanto a do Município de Montalegre, como a desportiva, a cargo do Clube Automóvel de Vila Real, voltou a sair com nota máxima.
Super1600 – Vitória de Linnemann
A jornada de abertura do Campeonato Europeu ‘Super1600’ terminou com a brilhante vitória do Dinamarquês Ulrik Linnemann (Peugeot 208). O campeão em título nos S1600, Krisztian Szabo, venceu três das quatro corridas de qualificação, enquanto nas semifinais os vencedores tinham sido Linnemann e Jussi-Petteri Leppihalme. O pódio completou-se com as presenças de Szabo e de Artis Baumanis.
Assinado que foi o novo contracto entre a Câmara Municipal de Montalegre e a IMG, venham então mais cinco anos de espectáculo, que o povo já está à espera!!!