RIBEIRA GRANDE REFORÇA AÇÃO NO APOIO À REABILITAÇÃO URBANA

A Câmara da Ribeira Grande e o IHRU, I.P., assinaram um protocolo de cooperação institucional no âmbito do programa “Reabilitar para arrendar – habitação acessível”, que visa apoiar a reabilitação urbana no centro histórico da cidade.

O protocolo pretende, igualmente, dinamizar a economia local e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

“Cabe às entidades públicas definirem caminhos e estratégias de investimento dos seus territórios. Num momento em que o turismo está em franca expansão na região, e em particular na nossa ilha, as autarquias podem e devem estar atentas a este fenómeno e tentar capitalizar ao máximo este fluxo de pessoas de forma a dinamizar todo um ciclo comercial”, afirmou Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia.

Para o autarca, importa “definir uma estratégia do que podem ser investimento públicos que podem atrair investimentos privados”, recordando que a reabilitação urbana tem sido “uma preocupação” da autarquia a que preside.

Atendendo a que cerca de 75% dos imóveis do centro histórico têm mais de 30 anos, Alexandre Gaudêncio destacou ainda ser “de todo pertinente assinar este protocolo”, dado que o programa permite “financiar operações de reabilitação de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, de preferência em áreas de reabilitação urbana que, após a mesma, se destinem predominantemente a fim habitacional, devendo as frações habitacionais destinar-se a arrendamento em regime de renda condicionada”.

Este protocolo possibilitará ainda “a recuperação de imóveis degradados”, dando assim resposta à falta de espaços para arrendamento habitacional.