O projeto ”Sim, Somos Capazes”, da Escola EBI/S Canelas, de Vila Nova de Gaia, venceu a categoria “Cidadania e Inclusão” da terceira edição da iniciativa Escola Amiga da Criança. Este é um projeto que foi pensado para todos os alunos, sem exceções e que pode ser aplicado em qualquer escola e em qualquer parte do mundo. “Sim, somos capazes” é uma ferramenta que permite que, mesmo alunos com limitações físicas, consigam participar, sejam alunos com dificuldades em ler, ver, ouvir, em mexer os braços ou mesmo que não fale a mesma língua que os restantes colegas.

O projeto surgiu porque os jovens do Agrupamento de Escolas de Canelas sentiram dificuldades em incluir colegas com dificuldades de leitura em atividades. Depois, pensaram em dificuldades de outros alunos com quem já se tinham cruzado no âmbito escolar. Usaram as barreiras que esses colegas tinham para pensar numa solução para todos, para isso recorreram à tecnologia para que todos pudessem jogar na turma. O Tutti Quiz, o produto criado pelos alunos, permite que “um jovem português que não sabe ler possa fazer um quiz para um cego de outro país”, como se pode ler na nota enviada à imprensa.

Neste momento, a escola de Canelas tem uma parceria com o Rancho da freguesia, com uma turma do curso profissional de turismo e com uma turma do curso profissional de informática. Os jovens contam ainda com o apoio do Núcleo de Apoio à Inclusão Digital da ESE (Escola Superior de Educação) do Porto, que está a trabalhar numa nova aplicação, a “Meu Museu”.

Devido ao interesse pedagógico do projeto Tutti Quiz, este está a ser trabalhado com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, para que se possa adaptar a ferramenta.

Este projeto vencedor da categoria “Cidadania, Inclusão, Flexibilidade, Articulação Interdisciplinar e Atividades” recebe livros LeYa no valor de 500 euros para a sua biblioteca, bem como outros prémios disponibilizados por parceiros. Destaca-se aqui uma oferta da Note! de um cheque de 1000 euros em material escolares.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com