Depois do recente Campeonato Galego em que foi sexto classificado, o velejador Serafim Gonçalves, laserista que representa o Clube Naval Povoense com apoio da Bicasco, voltou às águas galegas da ria de Vigo para medir forças com a “fina-flor” europeia no denominado Campeonato Europeu da categoria “masters”.
Tratou-se de uma competição que envolveu mais de centena e meia de velejadores oriundos de múltiplos países num universo que também congregou participantes das classes “laser-standard” e “laser-radial”.
Apesar das fracas condições atmosféricas dominantes, em virtude da falta de vento com a força mínima adequada às suas condições atléticas, razão que terá estado na origem da anulação de três das dez regatas agendadas, o laserista do clube da Póvoa de Varzim não deixou os seus créditos por velas alheias embora não tenha conseguido posicionar-se num lugar do topo.
Em termos gerais, a competição foi ganha pelo inglês Alan Davies, seguido do espanhol Jordi Capela e do alemão Roger Schultz, enquanto Serafim Gonçalves, apesar da modesta posição que obteve na geral (47.º), obteve o 17.º melhor posicionamento dos concorrentes do seu escalão etário. A organização conjunta deste Europeu esteve a cargo do Clube Marítimo de Vigo e do Liceo Marítimo de Bouzas.
Já depois da prova galega, o único português que nela participou voltou às vitórias na ria de Ovar ao conquistar o Troféu de S. Martinho promovido pela NADO – secção Náutica da Ovarense. O evento teve apenas duas das quatro regatas agendadas e Serafim Gonçalves conseguiu alcançar o primeiro patamar do pódio após acesso despique com José do Carmo, do vizinho Fluvial Vilacondense, ambos seguidos pelo veterano Manuel Machado também velejador do clube poveiro.