VIANA DO CASTELO FOI INVADIDA PELO PASSEIO SÉNIOR DE OLIVEIRA DO DOURO

A Junta de Freguesia de Oliveira do Douro organizou, depois de dois anos de interregno causados pela pandemia da Covid-19, o Passeio Sénior. Doze autocarros com cerca de 600 idosos rumaram a Viana do Castelo para um dia de muito convívio. A primeira paragem foi em Esposende e, depois, seguiu-se a eucaristia conduzida pelo padre Alípio Barbosa, já no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia. O almoço e a tarde de animação tiveram lugar na Quinta do Carvalho, e contaram com a presença de Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia.

 

 

Depois de dois anos de interregno, causados pela pandemia da Covid-19, os passeios seniores das freguesias gaienses voltaram a ser uma realidade em 2022. Foi no dia 9 de setembro que a Junta de Freguesia de Oliveira do Douro organizou o seu passeio, que teve como destino Viana do Castelo e contou com a participação de cerca de 600 idosos.

Doze autocarros partiram de Oliveira do Douro rumo a Viana do Castelo, acompanhados por uma ambulância e dois bombeiros da corporação de Bombeiros Voluntários de Avintes. A primeira paragem foi em Esposende e, de lá, seguiu-se viagem até ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia, onde o padre Alípio Barbosa, pároco da freguesia de Oliveira do Douro, celebrou uma eucaristia e o Santuário foi pequeno para todos os que quiseram assistir. Depois, os oliveirenses seguiram caminho até à Quinta do Carvalho, onde foram rececionados pelo maravilhoso e organizado staff do estabelecimento e onde usufruíram de uma bela refeição.

Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e António Miguel Fernandes, presidente da Assembleia de Freguesia de Oliveira do Douro, também fizeram questão de marcar presença no evento. Depois do almoço, juntamente com Filinto Lima, presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, e os demais membros do executivo, fizeram um passeio pela sala, visitando todas as mesas, conversando e ouvindo os fregueses, não só sobre a atividade, mas sobre todas as preocupações que os assolam no dia a dia, na freguesia.

Antes do bailarico começar, foi tempo para as entidades deixarem algumas palavras aos idosos. Filinto Lima começou por agradecer a todos, desde entidades, ao serviço, passando pelos Bombeiros Voluntários de Avintes que acompanharam o passeio, mas o seu discurso foi, sobretudo, em tom de agradecimento pelo apoio da Câmara Municipal, deixando claro que só assim era possível realizar esta e outras atividades.

Elísio Pinto, por sua vez, entregou aos oliveirenses “um abraço forte, caloroso, sentido, dessa grande personalidade em que todos os oliveirenses sentem um enorme orgulho, Eduardo Vítor Rodrigues, que é uma referência não só para Gaia, como para a Área Metropolitana do Porto e para o país”. Depois de, também ele, dirigir palavras de agradecimento a todos os presentes, mostrou-se satisfeito pelos momentos vividos no passeio. “A Câmara Municipal de Gaia apoia as Juntas de Freguesia para que vocês, hoje, celebrem a amizade, a solidariedade, o convício. É isto que se está a passar e que estamos todos aqui a viver. Eu vou daqui com o coração cheio e levo esta mensagem de apreço que vocês têm para com o Eduardo Vítor Rodrigues, obrigada”, terminou Elísio Pinto.

António Miguel Fernandes, presidente da Assembleia de Freguesia de Oliveira do Douro, também se fez ouvir nesta iniciativa. Apesar da intervenção curta, lembrou que “passamos por um momento verdadeiramente único da nossa vida coletiva, tivemos uma crise pandémica, tivemos uma crise financeira, uma crise ambiental, e mantivemo-nos todos unidos, e isso só acontece porque temos tido líderes, realmente e verdadeiramente inspiradores”, disse, referindo Eduardo Vítor Rodrigues, Dário Silva e Filinto Lima. Terminou apenas desejando um resto de tarde divertida e que todos fizessem por ser felizes.

O bailarico tomou conta do espaço exterior da quinta, e nem Filinto Lima escapou de dar um passinho de dança, até porque era o par mais solicitado pelas idosas oliveirenses. Para os mais tímidos, não faltavam espaços verdes para relaxar, nomeadamente, muitos aproveitaram a tarde debaixo da linda ramada, a conversar com os seus conterrâneos. Houve ainda quem aproveitasse o tempo antes do lanche ajantarado para mostrar os seus dotes da jogatina, com umas partidas de sueca.

Filinto Lima, depois de terminado o dia, confessou que esta “era das atividades que os seniores mais ansiavam”. Foi a primeira vez que o autarca participou enquanto presidente de Junta de Freguesia, uma vez que só assumiu funções há pouco menos de um ano, e admitiu que a experiência foi bem diferente, para melhor, do que aquilo que lhe contavam. “É muito diferente viver o dia, estar em contacto com as pessoas, ouvir as suas queixas, críticas construtivas em relação ao lugar onde vivem. É importante para eles, não há dúvida, mas para mim, enquanto presidente da Junta, é muito importante porque percebi outra realidade e convivi com eles”, referiu.

Para muitos idosos, este é o único dia do ano em que saem de Oliveira do Douro e, por isso, vivem o dia com intensidade, no entanto, Filinto Lima salientou a Junta de Freguesia sozinha, não lhes conseguia proporcionar isto. “É um investimento num bem imaterial que é a felicidade. Quero aqui lembrar que se não fosse o forte apoio que nos é dado, não só para esta atividade, mas para todas as atividades da Junta de Freguesia, pela Câmara Municipal de Gaia, isto era impossível. Agradecer muito à Câmara que nos faz proporcionar, aos nossos seniores, atividades desta qualidade”, reiterou o autarca oliveirense.

O balanço do passeio sénior de 2022 foi muito positivo e Filinto Lima já só quer que chegue a edição de 2023. “Foi um convívio fantástico, onde cantamos, dançamos, diverti-nos, conhecemo-nos melhor e eu, como dizia à pouco o vereador, vou de coração cheio porque a Junta de Freguesia deu felicidade a estas pessoas e para o ano quero estar cá outra vez”, concluiu.