142 ANOS AO SERVIÇO DOS OUTROS

Realizou-se no passado dia 21 de abril, no quartel da Associação dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, a cerimónia dos 142 anos daquela instituição, servindo a altura para assinalar também o Dia Municipal do Bombeiro, instaurado o ano passado pela autarquia ribeiragrandense e que se celebra a 15 de abril, data da fundação da associação.

Para Norberto Gaudêncio, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, este é um dia especial em que não só se lembram os que há 142 anos tudo começaram, como aqueles que nos dias de hoje mantém viva a instituição.

“Quero prestar uma homenagem pública a todos os que desde 15 de abril de 1875 deram o seu melhor, disponibilidade, sabedoria, solidariedade e sacrifício à causa do socorro, prevenção e salvaguarda das pessoas e bens. O que na altura era voluntariado e solidariedade espontânea e pontual, evoluiu com o decorrer dos anos para os altamente especializados, polivalentes e constantemente disponíveis, que são os bombeiros de hoje”, afirmou.

Nesse sentido, foram também distinguidos com condecorações, seja por anos de serviço ou por assiduidade.
Lembrando o lema dos bombeiros, “vida por vida”, Norberto Gaudêncio não deixou de frisar a constante formação e altruísmo que os bombeiros necessitam para exercer a sua função e enalteceu todos os que fazem parte desta instituição.

“Os Bombeiros da Ribeira Grande continuam paulatinamente a afirmar-se e a engrandecer a Ribeira Grande e a região. As nossas equipas de manobras são honra e dignificação, através das excelentes prestações quer nos concursos nacionais quer nos internacionais. A charanga afirma-se nos mais diferentes locais onde intervém, os infantes enchem-nos de orgulho e ternura e são a nossa aposta, já ganha, no futuro. Os nossos operacionais distinguem-se e afirmam-se nas mais diversas situações para que são solicitados. Toda esta dinâmica está alicerçada num comando capaz, interessado e sobretudo motivado coadjuvado e auxiliado pelos corpos gerentes que tudo fazem para que a associação seja cada vez mais pujante prestigiada e envolta na humildade de que somos bons mas poderemos ainda ser melhores”, afirmou o presidente.

Segundo os dados de 2016, só no ano passado esta corporação prestou mais de 24 mil serviços, 18 mil dos quais relacionados com a área da saúde e os restantes a prevenções, formações, sensibilizações, incêndios, etc. Ao todo, as viaturas percorreram 600 mil km, o que demonstra um aumento progressivo e acentuado, de ano para ano, das solicitações que são postas aos bombeiros.

Norberto Gaudêncio agradeceu ainda à autarquia “todo o carinho, compreensão e apoio, bem como a prenda deste ano, algo há muito almejado, que era a asfaltagem e embelezamento da parada. “Desde 2005, altura em que foi construído este quartel, todos os anos no nosso plano de atividades, havia asfaltar a paragem. Fomos contactando várias entidades, sobretudo a Câmara Municipal, até que, embora as dificuldades tivessem sido muitas, não foram suficientes para que desistíssemos. Finalmente em 2017 conseguimos, a obra está feita e até dá gosto passear aqui”, referiu, acrescentando que para que este sonho se tornasse realidade contribuíram também as Juntas de Freguesia da Conceição, da Matriz e da Ribeira Seca.

Por sua vez, Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, salientou que a “prenda” “foi um contributo significativo desta Câmara, atendendo a este objetivo que a Associação tinha desde a inauguração do quartel” e que se proporcionou também devido às parceiras positivas entre os Bombeiros e a autarquia.

“Esta parceria tem sido muito positiva, desde logo na área da proteção civil em que temos, pela primeira vez, o nosso regulamento municipal de proteção civil de acordo com a lei mais recente, e isto foi possível com o apoio do corpo operacional dos Bombeiros Voluntários, naquele que é o exemplo de associativismo que pretendemos para o concelho que é incentivarmos os jovens por caminhos saudáveis, neste caso pelos bombeiros”, referiu Alexandre Gaudêncio.

Para incentivar os jovens, o autarca explicou que a Câmara tem criado diversos incentivos, nomeadamente bolsas de estudo para bombeiros voluntários, redução de taxas municipais e redução nas entradas das piscinas municipais. “Usufruam destes benefícios porque é pouco para aquilo que fazem”, acrescentou.

Por este motivo, este ano, a data ficou também marcada pela distinção da Câmara Municipal da Ribeira Grande, pela Liga dos Bombeiros Portugueses, com a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro, pela “prática de serviços distintos que contribuíram para o engrandecimento e prestígio das instituições de socorrismo”, algo que Alexandre Gaudêncio agradeceu mas fez questão de explicar que o faz “é por convicção e não para ficar bonito”.

“Vale a pena apostar neste corpo de bombeiros. Tudo o que fazemos é a pensar nos outros e naqueles que mais precisam e é com muito orgulho que vemos que o nosso trabalho é reconhecido. Esta Câmara tem muito orgulho nesta corporação de bombeiros. Dizemos, sem sombra de dúvidas, que esta é a melhor corporação de bombeiros dos Açores e do país”.

Presente na cerimónia esteve também Rui Luís, secretário regional da Saúde, que salientou que esta era a sua primeira visita oficial a uma corporação de bombeiros, “e logo a mais antiga dos Açores”, acrescentando que o que viu o deixou bastante orgulhoso.

“Cheguei aqui e vejo o futuro dos bombeiros na Ribeira Grande, vejo na charanga a alegria e a vontade e voluntariado com que os bombeiros se dedicam a esta atividade, e vejo nos bombeiros no ativo um conjunto de homens e mulheres que todos os dias dedicam a sua vida em prol dos outros. Por isso, gostaria de homenagear todos os bombeiros dos Açores que no seu dia a dia, de forma voluntária, dedicam a sua vida em prol dos cidadãos da Região Autónoma dos Açores”.

Rui Luís destacou também o facto de as instalações, inauguradas há 12 anos, “parecerem que foram inauguradas a semana passada, dada a qualidade com que estão preservadas”, bem como a preservação dos equipamentos, alguns com 30 anos. “Dá gosto ver a forma como esta associação é mantida. E esta forma de gerir faz com que os frutos sejam evidentes. Dou os parabéns em nome do Governo Regional pela atividade que têm vindo a desempenhar enquanto órgãos diretivos desta associação. Numa altura em que os recursos são escassos, é este o exemplo que temos de dar a todos de como devemos gerir os dinheiros públicos”, reforçou.