Há quatro anos que a Câmara Municipal de Gaia tem a Bolsa Ricardo Quaresma, que se destina a premiar jovens que tenham bons resultados desportivos e escolares. Pela primeira vez o padrinho da iniciativa esteve presente e entregou, em mãos, o prémio a 15 jovens gaienses, no dia 14 de Maio, no Cine-Teatro Eduardo Brazão.

 

 

O Cine-Teatro Eduardo Brazão foi, no dia 14 de maio, o palco da entrega dos prémios da quarta edição da Bolsa Ricardo Quaresma, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, destinada a jovens entre os 12 e os 14 anos de idade que obtêm bom aproveitamento académico e desportivo, nas mais distintas modalidades.

A bolsa, como o próprio nome indica, é apadrinhada pelo internacional português Ricardo Quaresma, que todos os anos fez questão de marcar presença de forma digital, através de vídeos para parabenizar os vencedores, mas que neste ano de 2021, pelo facto de estar agora a jogar em Portugal, marcou presença na cerimónia, o que alegrou miúdos e graúdos.

Foram 15 os jovens que receberam o galardão pelas mãos de Ricardo Quaresma, que além da vertente simbólica, representada pelo diploma, recebem também o valor de 500 euros como prémio pelo seu empenho nas duas vertentes: desporto e educação.

“A bolsa tem a particularidade de não ser apenas para jovens ligados ao futebol. Assim, o Ricardo Quaresma representa o verdadeiro espírito da formação desportiva”, referiu Eduardo Vítor Rodrigues. Os vencedores deste ano revelaram essa panóplia enorme de talento em tantas modalidades diferentes no concelho de Vila Nova de Gaia e foram eles: Francisco Rocha (Badminton), Tomás Araújo (Golfe), Ana Viana (Esgrima), Rafael Magalhães (Futebol), Ana Zueva (Atletismo), Mariana Costa (Ténis de Mesa), Rodrigo Dinis Fonseca (Karaté), Miguel Azevedo (Andebol), Daniel Silva (Xadrez), Sofia Carvalho (Natação), Maria João Pimentel (Atletismo), Leandro Silva (Atletismo), Guilherme Nogueira (Futebol), Maria Leonor Pedrosa (Atletismo) e Paulo Barros (Canoagem).

Na cerimónia, além de Ricardo Quaresma, esteve também João Pinto, a representar o FC Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, Filinto Lima, professor, diretor escolar e presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas e Vítor Dias, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Todos elogiaram a iniciativa e apontaram a importância da união da vertente desportiva e académica.

“Quero felicitar a política educativa, que apoia de forma incondicional as escolas do nosso concelho, e em Gaia são mais de 100, e são prémios como estes que motivam ainda mais os nossos alunos, quer para o desporto, quer para a escola”, disse Filinto Lima que representou todos os diretores de escolas.

Vítor Baltasar Dias , diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, agradeceu a todos , pelo seu contributo para o sucesso dos jovens: “Quero agradecer à Câmara Municipal de Gaia todo o trabalho que tem feito, não só na educação, como no desporto e na juventude. É um município exemplar, que tem feito um trabalho notável nestas três vertentes e este evento é apenas um exemplo disso. Agradecer ao Ricardo Quaresma, porque os desportistas, e os futebolistas em Portugal, são referências para os nossos jovens e o Ricardo Quaresma é uma referência dentro do campo, mas também fora dele. Agradecer aos clubes o trabalho que fazem, numa altura muito difícil para todos no que à prática desportiva diz respeito. O esforço notável que têm feito para conseguir o mínimo de atividade física e desportiva para os seus jovens. Por fim, quero agradecer aos pais e atletas esse esforço e dedicação, para conseguir conciliar a prática desportiva e os estudos”.

Eduardo Vítor Rodrigues reforçou a importância de acreditar em cada jovem desportista, mesmo que nem todos atinjam o nível do Ricardo Quaresma, mas o mais importante do seu discurso foi o reconhecer de que o prémio não é apenas para o jovem talento, mas sim para todos os que estão por trás do seu sucesso, sejam eles professores, dirigentes dos clubes ou pais. ““Não consigo dizer que entregamos a Bolsa Ricardo Quaresma aos alunos, acho que lhes entregamos esta bolsa mas nela estamos a homenagear as famílias e os seus dirigentes e sei o quanto isso é marcante, sou testemunha de entrevistas de pessoas que atingem o estrelato, que andaram com a taça de campeões europeus na cabeça em Viena, na Áustria, e quando se lhes pergunta de onde são, eles não hesitam em dizer que são da sua cidade, da sua terra. Somos das nossas raízes”, concluiu o autarca.

“É um prazer enorme entrar neste projeto e quero desde já agradecer ao presidente e à Câmara Municipal de Gaia por me dar esta oportunidade de ajudar estas crianças e jovens a alcançar os seus objetivos”, disse o internacional português que também deixou uma mensagem positiva aos pais e jovens presentes na sala, reforçando que por muito difícil que seja o caminho, e por muitas pessoas que possam não acreditar, o importante é lutar e esta bolsa é um incentivo a essa luta.

No final, Ricardo Quaresma ainda distribuiu autógrafos e tirou muitas fotografias, fazendo assim as delícias dos jovens vencedores que vêm no jogador de futebol um ídolo e um exemplo a seguir no mundo do desporto.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com