A terceira edição da Festa da Flor realiza-se de 12 a 14 do corrente mês, na Ribeira Grande, e oferece um programa com vários eventos ao longo dos três dias que promete chamar largos milhares de pessoas ao concelho nortenho para apreciar toda uma envolvência à volta das flores.
Desde montras e varandas decoradas a exposições de flores, de pintura, porcelana, faiança ou artesanato, não faltarão motivos para visitar a Ribeira Grande no próximo fim-de-semana. A Festa da Flor começa a partir das 14.00 horas de sexta-feira e prolonga-se até à noite de domingo, dia 14.
O ponto alto do evento é o desfile alegórico que percorrerá a rua Direita na tarde de sábado, a partir das 16.00 horas, envolvendo todas as freguesias e várias instituições do concelho que vão “Celebrar a Flor”, tema que serve de mote à criatividade de todos os envolvidos nesta festa.
À semelhança dos anos anteriores, haverá espaço para o “Mercado das Flores”, local reservado aos comerciantes e que, por norma, é bastante concorrido. Neste mercado, os empresários do setor aproveitam para apresentar ao público o que de melhor sabem fazer.
“Estão reunidas condições para termos mais uma Festa da Flor que honre os pergaminhos das anteriores edições. Apostamos num cartaz que volta a dar valor à prata da casa e que contribui, sem dúvida alguma, para a dinamização do comércio local”, salientou Alexandre Gaudêncio na conferência de Imprensa de apresentação do evento.
O autarca destacou ainda o “espaço que a Festa da Flor tem vindo a conquistar, chamando de ano para ano cada vez mais visitantes”, fruto também dos “contatos que são estabelecidos com diversos agentes turísticos e que garantem uma forte presença de turistas na cidade no fim-de-semana do evento.”
A Festa da Flor deste ano “voltará a contar com um tapete de flores construído em frente aos Paços do Concelho que englobará cerca de dez mil flores”, anunciou o vereador da Cultura, Filipe Jorge, construção que gera sempre grande interesse por parte de quem visita a Ribeira Grande. Para além do tapete, as exposições e as decorações de montras e varandas deverão juntar cerca de vinte mil flores.
Este ano, e como novidade, surge a integração da “Noite do Sketch” na Festa da Flor, com apresentações no Teatro Ribeiragrandense às 21.30 horas de sexta-feira e sábado. Os bilhetes estão à venda no local. O programa é complementado com animação musical nas três noites de festa.
Já no domingo, realce para a tradicional missa e procissão em honra do Senhor Santo Cristo dos Terceiros, procissão que este ano rumará à freguesia da Ribeira Seca em homenagem à madre Teresa d’Anunciada.
A Festa da Flor é uma organização da Câmara da Ribeira Grande em parceria com a cooperativa “A Ponte Norte”, representada na conferência de Imprensa pela diretora-geral, Teresa Silva.