O concelho da Ribeira Grande é o primeiro dos Açores a aderir ao ColorADD, um sistema de identificação de cores para daltónicos. O protocolo entre o município e a ColorADD, representada por Miguel Neiva, foi assinado a 19 de março.
O ColorADD é um projeto desenvolvido a pensar nas pessoas que sofrem de daltonismo, apoiando-se nas cores primárias (azul ciano, magenta e amarelo), bem como no preto e no branco, para criar uma forma geométrica básica cuja combinação de símbolos represente todas as cores existentes.
Este programa foi desenvolvido pelo designer gráfico português Miguel Neiva, e já está a ser implementado em diversos objetos e momentos do quotidiano. O empresário explica que este “sistema de identificação de cores pode ser implementado em diversas circunstâncias, como são os casos das bandeiras de praia, ecopontos, manuais escolares, lápis de cor, etiquetas de roupa”, para proporcionar aos daltónicos “uma correta leitura da cor”.
Na Ribeira Grande, o primeiro passo dar-se-á nos cartazes e nas bandeiras de praia. Seguidamente, no início do ano letivo 2019/2020, será feito um diagnóstico pelas escolas do concelho para que este protocolo comece a ser aplicado nos estabelecimentos de ensino.
O custo da compra deste projeto foi de 6.000, quantia que, como afirma o presidente da autarquia, é um investimento “para a vida toda”. Alexandre Gaudêncio, que se mostrava satisfeito com esta parceria, afirma que o principal objetivo da obtenção deste programa é “ajudar os daltónicos a identificar de forma correta as cores e limitar ao máximo constrangimentos e sentimentos de exclusão que por vezes se verificam por não conseguirem identificar determinada cor”.