O presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos, Paulo Carvalho, foi eleito vice-presidente da ANAFRE durante o XX Congresso Nacional da Associação Nacional de Freguesias, que decorreu entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, em Portimão. No mesmo congresso, o presidente da União de Freguesias de Évora, Francisco Brito, foi eleito presidente da instituição, ao passo que Paulo Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, passou a integrar o Conselho Geral da ANAFRE, juntamente com Sérgio Baptista, presidente da Junta de Freguesia de Seixezelo, e Rosalina Prada, presidente da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
A ANAFRE elegeu os seus novos órgãos sociais no XX Congresso Nacional, que decorreu no Portimão Arena, no Algarve, reunindo delegados de freguesias de todo o país. A escolha de Francisco Brito, presidente da União de Freguesias de Évora, para presidente, e de Paulo Ramos de Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos, para vice-presidente resultou de um processo democrático participado e traduziu o reconhecimento do trabalho desenvolvido na defesa da autonomia das freguesias e da coesão social.
Ao assumir funções como vice-presidente, o edil matosinhense ficou responsável por áreas como a administração, as finanças, os recursos humanos e as funções sociais do Estado e, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, não escondeu a emoção perante a eleição. “É um sentimento de orgulho muito grande, porque a partir do momento em que existem mais de três mil freguesias a nível nacional, ser escolhido para um dos vice-presidentes, ainda para mais com uma pasta tão exigente como a administração, as finanças, os recursos humanos e as funções sociais do Estado, é para mim um sentimento de orgulho muito grande”, frisou o autarca, sublinhando ainda que esta eleição é também motivo de satisfação para o concelho. “Acho que para Matosinhos também é um sentimento de orgulho grande. Depois de Luísa Salgueiro ter sido eleita presidente da Associação Nacional de Municípios durante o mandato anterior, voltar Matosinhos a ter alguém a representar o poder local, seja na ANMP, seja na ANAFRE, é para nós um motivo de orgulho muito grande”, salientou.
Entre as prioridades para este mandato, o vice-presidente apontou a reestruturação interna da Associação Nacional de Freguesias e o reforço da sua capacidade de intervenção política. “Os objetivos deste mandato são muito estruturantes. Em primeiro lugar, a reestruturação da própria Associação Nacional de Freguesias, dotando-a de meios para se poder organizar melhor e depois fazer aquilo que é o trabalho de uma função política como esta, que é a defesa do poder local e das Juntas de Freguesia”, ressaltou o edil.
Neste seguimento, o autarca defendeu ainda a valorização do Estatuto do Eleito Local e um reforço do financiamento das freguesias, evidenciando que “é preciso dignificar a função de autarca, mas também garantir que as Juntas de Freguesia têm o envelope financeiro necessário para fazer o trabalho no dia a dia nas suas localidades”.
Paulo Ramos de Carvalho destacou, ainda, o papel das freguesias em momentos de maior exigência, recordando recentes situações de calamidade. “Se há matéria onde nós nos distinguimos é sempre em alturas de grandes calamidades e de grande exigência. São as Juntas de Freguesia que estão na primeira linha, no apoio às pessoas, a manter as comunidades coesas quando tudo o resto desaparece”, afiançou.
Durante o 37º aniversário da ANAFRE, a direção optou por não realizar celebrações formais, privilegiando a presença no terreno junto de comunidades afetadas. Foram visitados municípios como Marinha Grande, Leiria, Pombal e Ferreira do Zêzere, onde, segundo o vice-presidente, se verificaram “exemplos incríveis de Juntas de Freguesia que conseguiram unir comunidades inteiras e o tecido associativo para responder às pessoas com mais necessidades”.
Para o novo dirigente, o grande objetivo passa por reforçar o papel das freguesias na construção da identidade local. “A comunidade faz-se com as Juntas de Freguesia. São elas que defendem este sentimento de pertença em determinadas localidades. É preciso dar os meios necessários para continuarem a fazer esse trabalho”, asseverou.
A nova direção assume-se como plural e unida em torno da defesa do poder local. “Esta lista é composta por três partidos, PS, PSD e CDU, e estamos todos imbuídos exatamente no mesmo espírito de retirarmos as camisolas partidárias e vestirmos uma única camisola, que é a do poder local. Vamos todos contribuir para que este trabalho seja feito de forma digna”, enalteceu Paulo Ramos de Carvalho.
Paralelamente, Paulo Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, passou a integrar o Conselho Geral da ANAFRE, juntamente com Sérgio Baptista, presidente da Junta de Freguesia de Seixezelo, e Rosalina Prada, presidente da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
A ANAFRE é a entidade representativa das freguesias portuguesas e desempenha um papel central na afirmação do poder local democrático, assumindo-se como interlocutora junto dos órgãos de soberania na defesa dos interesses das populações.


