SERAFIM GONÇALVES VENCE NA RIA DE VIGO

O velejador Serafim Gonçalves, há quase duas décadas a representar o Clube Naval Povoense, com apoio da Bicasco, continua a dar boa conta de si na presente época, embora, até ao momento, apenas tenha competido na vizinha Galiza onde a actividade náutica tem uma expressão muito maior do que entre nós.

A sua mais recente proeza competitiva ocorreu na ria de Vigo, onde o velejador de origem matosinhense impôs os seus atributos ao vencer o Troféu Ssangyong, cuja organização esteve a cargo do Real Clube Náutico de Vigo.

No entanto, para poder alcançar o primeiro patamar do pódio, Serafim Gonçalves teve que travar aceso despique com o anfitrião Luís Canal, precisamente o opositor que liderava a prova à partida para o derradeiro teste e que havia conquistado dois triunfos parciais.

Em todo o caso, mesmo que as condições não tenham sido as melhores para o único concorrente português em prova (competir com vento fraco não é o seu forte), o terceiro lugar com que encerrou a competição conferiu ao laserista do clube poveiro, ainda que tangencialmente (Gonçalves terminou com 11 pontos e Canal com mais um), a obtenção da primeira posição da geral que lhe deu o direito a ocupar o primeiro patamar do pódio, cujo terceiro lugar viria também a pertencer a outro velejador do clube organizador, Ramon Dávila.

O triunfo de Gonçalves resultou do somatório das suas seis classificações parciais: 1.º, 2.º , 6.º, 2.º, 3.º e 3.º lugares.

De referir que, antes desta presença vitoriosa, na presente época, Serafim Gonçalves competira duas vezes na Galiza obtendo dois segundos lugares, que lhe asseguraram o pódio no Troféu Principe de Astúrias, disputado em Sanxenxo, cuja posição também repetiu na ria de Vigo, aquando da Prova de Apuramento para o Campeonato de Espanha.