LOMBA DA MAIA: UMA FREGUESIA EM ASCENSÃO

A Lomba da Maia é uma freguesia rural do concelho da Ribeira Grande, cuja toponímia deriva do facto de se encontrar situada numa lomba sobranceira à freguesia da Maia, à qual pertencia até 1908, ano em que se tornou uma freguesia, embora o seu povoamente tenha ocorrido por volta de 1522. Desde a sua povoação e até hoje, o lugar do Burguete pertence à Lomba da Maia.

A padroeira desta freguesia da zona nascente do concelho ribeiragrandense é Nossa Senhora do Rosário. É a ela a quem é dedicada a ermida e a igreja paroquial, construída em 1867, tendo sido elevada a paróquia em 1876.

Esta é uma das freguesias mais importantes dos Açores no que concerne à indústria leiteira. Todos os dias ali são entregues entre 80 e 90 mil litros, de explorações vindas desde São Brás até à Achada do concelho de Nordeste.

Com tradições na agro-pecuária e no linho mas também nas festas e romarias, quem vai à Lomba da Maia de certo ficará encantado pela simpatia das suas gentes, pela beleza dos seus trilhos, pelas cascatas naturais e pela imaculada e quase que por descobrir Praia da Viola.