Época 2022/23 Colegio Gaia x Alpendorada, em Vila Nova de Gaia, no Pavilhão do Colégio de Gaia

COLÉGIO DE GAIA MANTÉM-SE NO SEGUNDO LUGAR

Após um momento menos positivo, a equipa gaiense teve duas deslocações difíceis, nos passados dias 8 e 10 de dezembro, à cidade da Maia e à capital. A formação orientada por Paula Marisa Castro conseguiu conquistar uma vitória na deslocação ao reduto do Maiastars, mas acabou por perder quando se deslocou a Lisboa para defrontar o SL Benfica. A contar para a Taça de Portugal, a equipa de Vila Nova de Gaia perdeu, no dia 1 de dezembro, desta vez contra a equipa do CS Madeira, por dois golos de diferença.

 

A formação orientada por Paula Marisa Castro conseguiu recuperar de um momento menos positivo, onde perdeu frente ao Madeira SAD e ao ABC de Braga e empatou com o CS Madeira. Após a eliminação da Taça de Portugal no passado dia 1 de dezembro, as atuais segundas classificadas conquistaram uma vitória importante no reduto do Maiastars por 21-23. Já no dia 10 de dezembro, o Colégio de Gaia teve uma deslocação muito difícil à casa do atual Campeão Nacional e detentor da Taça de Portugal, SL Benfica, onde as gaienses não conseguiram levar a melhor sobre as encarnadas que acabaram por impor a terceira derrota à equipa de Vila Nova de Gaia.

A contar para a 9ª jornada do Campeonato 1ª Divisão Feminina, o Colégio de Gaia/ Colgaia, CDE deslocou-se ao reduto do Maiastars. Tal como se antevia, o jogo desenrolou-se de forma equilibrada, com as equipas a mostrarem as suas melhores armas para alcançar a vitória. As formações recolheram aos balneários com o resultado em aberto, uma vez que o marcador estava empatado a 11 golos. No início da segunda parte, a formação orientada por Paula Marisa Castro entrou determinada e assumiu o controlo do jogo. A equipa gaiense acabou por carimbar mais uma vitória, desta feita por 21-23. O destaque da partida vai para exibição de Carolina Monteiro e de Filipa Costa, do Colégio de Gaia, ambas com seis remates certeiros.

No dia 10 de dezembro e a contar para a 10ª jornada do campeonato nacional, a equipa orientada por Paula Marisa Castro viajou até à capital para defrontar o atual campeão nacional e detentor da Taça de Portugal, SL Benfica. O jogo da jornada colocou frente a frente o primeiro e segundo classificado do Campeonato 1ª Divisão Feminina. A equipa gaiense começou mal a partida e sofreu um parcial de 6-0 a favor das encarnadas e, apesar de todas as tentativas de aproximação do Colégio de Gaia, as equipas recolheram ao balneário com 19-10 no placard. Na segunda parte, a formação de Vila Nova de Gaia fez esforços para contrair o poderio do adversário, mas as atuais campeãs não baixaram os braços e colocaram novamente o jogo em 10 golos de vantagem. A formação de João Florêncio realizou um jogo consistente e assumiu desde cedo o controlo do jogo, acabando por carimbar uma vitória expressiva por 48-29. No que toca às exibições individuais, o destaque vai para Viktoriya Borshchenko que, com 12 golos, foi a melhor marcadora do encontro.

Taça de Portugal: Colégio de Gaia caiu na Madeira

No passado dia 1 de dezembro disputaram-se os 1/16 de final da Taça de Portugal. O emblema gaiense deslocou-se ao reduto do CS Madeira e acabou por perder por dois golos de diferença (24-22). A equipa insular foi dominadora durante grande parte dos 60 minutos, não dando hipótese à formação de Paula Marisa Castro. A formação do CS Madeira saiu para o intervalo a vencer por quatro golos de vantagem (12-8). As finalistas da edição de 2021/2022 da Prova Rainha mostraram algumas dificuldades ao longo de toda a partida, especialmente, no final do segundo tempo. O encontro terminou com a vitória da equipa da casa por 24-22 e tive como figura principal, Cláudia Aguiar, que concretizou por dez ocasiões. Madeira SAD, SL Benfica, CS Madeira, Juve Lis, CDE Gil Eanes, SIR 1º de Maio, JAC Alcanena, CJ Almeida Garrett, CA Leça, NAAL Passos Manuel, AC Vermoim, Cister SA, Alavarium e AA Didáxis avançaram para os 1/8 de Final da Prova Rainha de andebol feminino. Os encontros entre ND Santa Joana – Academia Andebol SPS e Clube Gandra Andebol – ABC Braga estão agendados para o mês de janeiro.

O Colégio de Gaia/ Colgaia, CDE vai aproveitar as férias de Natal para repor baterias e recuperar algumas atletas que estiveram afastadas devido a lesão. Durante o mês de janeiro, o emblema gaiense irá disputar da Taça FPA defrontando, no dia 7 de janeiro, a equipa do ABC de Braga e, no dia 14 de janeiro, a formação da Academia Andebol SPS. Importa salientar que, caso vença o grupo, o Colégio de Gaia/ Colgaia, CDE irá disputar, nos dias 28 e 29 de janeiro, a fase final desta prova.