MATOSINHOS É O 7º CONCELHO DO PAÍS ONDE SE DESPERDIÇA MENOS ÁGUA

Portugal continua a desperdiçar, com avarias, roturas e desvios, 28,8% da água que entra nas redes de abastecimento. Segundo os dados divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), referentes ao ano de 2021, a INDAQUA Matosinhos mantem-se na liderança da administração eficiente do abastecimento de água.

A gestão assegurada pela concessionária valeu a Matosinhos um volume de perdas de água nas redes de abastecimento de apenas 12,8%, o sétimo melhor resultado em Portugal e o quarto melhor da Área Metropolitana do Porto. Já em 2022, os dados da INDAQUA Matosinhos mostram que houve uma melhoria significativa na percentagem de perdas no concelho, que desceu para os 10,8% e estes valores contrastam com os resultados nacionais do indicador “Água Não Faturada”. Em 2021, a média do país situou-se nos 28,8%, correspondente a 237 mil milhões de litros de água por ano, num valor que se mantém relativamente constante há mais de uma década.

“A gestão de perdas nas redes é, acima de tudo, uma responsabilidade para com o meio ambiente, pois garante que estamos a contribuir de forma real para combater os desperdícios de água. É nesse sentido que estes resultados se tornam um motivo de orgulho para a equipa da INDAQUA Matosinhos, que tem procurado garantir uma evolução contínua na gestão eficiente do abastecimento, assim como nos confirmam que todo o investimento que temos realizado na operação, manutenção e reabilitação das redes de abastecimento de água se tem mostrado acertado”, explicou Tiago Fragata, diretor geral da INDAQUA Matosinhos.

Na média de concessões operadas, em 2021, pela INDAQUA (Santo Tirso/Trofa, Vila do Conde, Santa Maria da Feira, Matosinhos e Oliveira de Azeméis), as perdas de água ficaram pelos 14,3% e, de acordo com os dados da empresa, em 2022, esta percentagem foi reduzida para os 12,4%, uma melhoria generalizada do desempenho e já com as mais recentes concessões do grupo: Barcelos, Marco de Canaveses e Paços de Ferreira.