“AS PESSOAS ESTÃO SATISFEITAS E EU ESTOU COM O CORAÇÃO CHEIO”

O tradicional passeio anual da terceira idade de Campanhã, promovido pela Junta de Freguesia, voltou a concretizar-se. Esta iniciativa decorreu no passado dia 22 de setembro e contou com a participação de 640 pessoas, que passearam em Ribeira de Pena e foram agraciadas com um banquete na Quinta do Príncipe, em Chaves. Rodrigo Vieira de Oliveira, presidente da Assembleia de Freguesia de Campanhã, o padre Fernando Milheiro e os Bombeiros Voluntários do Porto foram presenças significativas neste evento, que foi repleto de partilha e emoção.

 

O passeio anual sénior reuniu 640 pessoas com mais de 60 anos residentes na Freguesia de Campanhã, com o intuito de lhes proporcionar um dia especial. Os 13 autocarros partiram da localidade por voltas das 8h30, com destino a Ribeira de Pena, os campanhenses tiveram algum tempo livre para explorar o local.

Posteriormente, os seniores rumaram até à Quinta do Príncipe, em Chaves, onde os esperava um banquete e uma tarde repleta de confraternização e animação. Findo o almoço, os campanhenses começaram a explorar o local e, enquanto uns aproveitaram os espaços verdejantes, que envolviam uma cascata, para recordar e conversar, outros aderiram ao momento dançante, que decorreu no exterior do estabelecimento e se prolongou até à hora do lanche. No final da merenda, que se sucedeu ao célebre corte do bolo, os idosos receberam uma lembrança e regressaram a Campanhã, com um sorriso rasgado no rosto, acompanhado da ânsia de voltarem a participar nesta iniciativa.

Durante este evento, que foi dedicado aos mais velhos, Paulo Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, destacou, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, que “esta é uma iniciativa muito importante, porque para muitas pessoas é a única vez no ano que saem das suas casas para darem um passeio fora da sua área de residência”.

Admitindo estar “extremamente feliz” devido à grande adesão dos campanhenses, o edil não escondeu a sua vontade de fazer mais e melhor em prol da população mais velha. “Esta é uma iniciativa para continuar. A única coisa que as pessoas pagam é o valor simbólico de cinco euros, apenas para assumirem o compromisso de não faltarem ao passeio, pois no final recebem uma prenda nesse mesmo valor. Portanto, a Junta de Freguesia é que suporta toda a despesa que envolve o transporte, o almoço, a animação e o lanche. Quem me dera ter verba para fazer mais e melhor, tanto para os seniores como para os jovens, porque o nosso lema é apoiar a juventude, mas também os mais velhos, que já trabalharam para nós e que fizeram muito pelo nosso país, pela nossa freguesia e pela nossa cidade do Porto”, sublinhou o autarca.

Neste seguimento, o presidente da Junta de Freguesia de Campanhã enalteceu, ainda, o facto de “estar aqui uma pessoa com 96 anos, que fez questão de participar no passeio. Para mim, isto é algo que me agrada muito, que me satisfaz enquanto presidente de Junta, pelo que enquanto eu cá estiver será uma iniciativa para continuar a realizar e se a Junta tiver possibilidades até para trazer mais pessoas”.

Garantindo que “as pessoas estão satisfeitas e eu estou com o coração cheio”, Paulo Ribeiro ressaltou que “os seniores são uma prioridade para nós e, por isso, apoiamos os idosos, com falta de recursos, na compra de medicamentos e noutras situações que passem no dia a dia, como a falta de alimentos, de dinheiro para pagar a água, a luz e até a própria renda. Também os ajudamos para que concorram aos programas da Câmara de apoio à renda, porque nós temos toda uma estrutura montada com as nossas assistentes sociais e vamos continuar a trabalhar e se pudermos continuaremos a fazer muito mais. As pessoas, com mais alguma idade, precisam e nós estamos aqui para trabalhar para o bem da nossa população e da nossa freguesia”.