Situada no Largo de Nossa Senhora das Dores, na Freguesia da Conceição, a nova sede da Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores (AICOPA) foi inaugurada no passado dia 28 de setembro. A cerimónia contou com a presença de Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, dos membros do executivo camarário e de Judite Silva, tesoureira da Junta de Freguesia da Conceição.
Esta instalação resultou da cedência de um imóvel da autarquia à AICOPA, através de um contrato de comodato por 15 anos, podendo este ser prorrogado, automaticamente, caso não haja nenhuma objeção por parte dos dois outorgantes.
Na ocasião, Alexandre Gaudêncio fez questão de agradecer à Direção da Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores por ter escolhido a cidade da Ribeira Grande para sediar a instituição, assumindo que “esta escolha tem um significado acrescido, pelo facto de a maior parte dos associados da AICOPA estarem sediados no concelho”.
Anunciando que o município prevê lançar, em 2024, 10 milhões de euros em obras públicas, o edil garantiu que a prioridade será a habitação. “Temos recebido muitos investidores privados que querem apostar na construção de loteamentos habitacionais. A Câmara Municipal, através da estratégia local de habitação, pretende ser um parceiro de forma a haver casas a preços acessíveis para os ribeiragrandenses”, sublinhou o autarca.