PEDRO SOARES CONSIDERA IMPLEMENTAÇÃO DO ENFERMEIRO DE FAMÍLIA UMA CONQUISTA DETERMINANTE PARA OS AÇORIANOS

O presidente do Conselho Diretivo Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Pedro Soares, marcou presença, no passado dia 27 de novembro, no Núcleo de Santa Bárbara em Angra do Heroísmo, para assinalar o início do projeto piloto do “Enfermeiro de Família”.

O evento contou com a presença da Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, bem como da Direção Regional de Saúde e Unidade de Saúde da Ilha Terceira, que assistiram à implementação deste projeto encetado pela Ordem dos Enfermeiros, num esforço conjunto com a tutela e as unidades de saúde.

Para Pedro Soares, o lançamento do projeto piloto do Enfermeiro de Família nos Açores “marca um passo significativo na promoção da saúde e bem-estar da população açoriana, que agora terá acesso a um modelo de cuidados de saúde preventivos e proativos de forma organizada”.

“Este modelo de cuidados de saúde inovador coloca os enfermeiros no centro do atendimento, proporcionando uma abordagem mais personalizada e holística, que certamente beneficiará as comunidades locais”, explicou o presidente da Ordem dos Enfermeiros dos Açores.

Pedro Soares adianta ainda que este projeto “reflete um compromisso claro da Ordem dos Enfermeiros com a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde”. “Ao fortalecer o papel dos enfermeiros na prestação de cuidados, este projeto não apenas otimiza o acesso aos serviços, mas também fortalece a relação terapêutica entre profissionais de saúde e utentes, promovendo uma relação ainda mais próxima e de confiança, graças à gestão integrada de casos. Penso que este é um passo para a construção de um Sistema Regional de Saúde mais resiliente e eficaz, sempre em prol dos açorianos”, concluiu.