QUINTA DO CRUZEIRO ACOLHEU IDOSOS DE AVINTES PARA DIA ESPECIAL

Cerca de 520 pessoas marcaram presença em mais um Convívio Sénior promovido pela Junta de Freguesia de Avintes. Passando por Esposende, o dia teve o seu ponto alto na Quinta do Cruzeiro, em Vila Praia de Âncora, onde esperava aos idosos um dia memorável.

 

Eram 8h30 da manhã do passado dia 11 de setembro quando os autocarros se encheram de idosos para aquele que é o dia do Convívio Sénior promovido pela Junta de Freguesia de Avintes, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

A primeira paragem aconteceu em Esposende, onde, quem quis, pôde assistir à missa para iniciar o dia, ou dar um pequeno passeio à beira-rio. Após esse momento, os cerca de 520 idosos seguiram para a Quinta do Cruzeiro, em Vila Praia de Âncora, onde os esperava um farto almoço, muita animação, conversa e bailarico.

Na ocasião, Cipriano Castro, presidente da Junta de Freguesia de Avintes, discursou para os seus fregueses presentes lembrando que este dia era pensado para eles e que ficaria feliz “se todos saíssem satisfeitos”.

“É com muita alegria que organizamos este passeio. A Junta de Freguesia de Avintes e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia têm para com os seniores sempre um carinho muito especial e vocês, que já contribuíram ao longo da vida, com muito trabalho, muitos sacrificaram-se, e estes momentos são uma pequena retribuição do muito que foram fazendo. O objetivo destes convívios é que todos possam conviver e divertir um pouco e, se isso acontecer, como está a acontecer, é a nossa maior satisfação”, afirmou.

Ao AUDIÊNCIA, Cipriano Castro explicou que este é um dia que o executivo “dedica com muito carinho aos mais velhos”, que precisam também “de alguns momentos de convívio entre eles”. “É um dia diferente, para grande parte deles, para que possam conviver uns com os outros. E este é um dos meus momentos de satisfação nestes mandatos que tenho tido à frente da Junta de Freguesia de Avintes porque vemos que as pessoas gostam, que se sentem bem, e é para isso que a freguesia trabalha. Naturalmente que não é só momentos de alegria, nem de confraternização, há também um trabalho que é preciso realizar ao longo do tempo, um trabalho de dedicação às pessoas, de procura de corresponder e trabalhar para que a freguesia de vá desenvolvendo, em colaboração com a Câmara Municipal, e isso também é aliciante. Mas estes momentos de confraternização, de convívio e diversão são momentos de muita satisfação para mim. Tenho muito gosto de presidir esta freguesia e espero que estas pessoas possam vir ainda muitos anos, se não for comigo, com outras pessoas, porque é sinal que têm saúde e que estão vivas”.

Depois de passar por um momento mais complicado a nível de saúde, Cipriano Castro está de regresso às iniciativas com os seus conterrâneos mas não esquece as palavras de carinho que muitos tiveram para com ele. “O que conta menos nisto tudo sou eu, mas agradeço o carinho, e foram muitas as pessoas que me dirigiram saudações. Felizmente estou bem, passei por um momento complicado a nível de saúde, mas estou bem e só tenho de agradecer as palavras que os meus conterrâneos tiveram para comigo”, acrescentou.

Presente neste convívio sénior da freguesia de Avintes esteve também Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia, em representação do presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, que demonstrou o seu agrado por ver o presidente da Junta de Freguesia bem de saúde e elogiou o convívio realizado.

“Este é um dia de celebração, um momento marcante que fica na memória de todos. Estamos a celebrar a vida, a amizade, a solidariedade e o encontro entre pessoas. É sempre um orgulho enorme representar o presidente da Câmara e, principalmente, nestes passeios seniores, porque estas pessoas muito contribuíram, durante anos e anos, para afirmar e valorizar o nosso país. E é de elementar justiça que eles possam ter, no município de Vila Nova de Gaia, em parcerias com as Juntas de Freguesia, um encontro anual para desfrutarem, para conviverem”, referiu Elísio Pinto.

No final, cantou-se os parabéns à freguesia, como sempre, e cortou-se o habitual bolo antes da despedida de mais um Convívio Sénior da freguesia de Avintes.