A Direção e a Comissão Especializada do Turismo da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada reuniram no passado dia 20 de outubro para analisar e debater o setor do turismo. Desta reunião ficaram explícitas diversas preocupações, entre elas a redução em 74,4% de dormidas no arquipélago no período de janeiro a agosto.

 

Os Açores foram a região do país que apresentou a maior queda a nível de dormidas de residentes e de não residentes e também ao nível dos proveitos nos estabelecimentos de alojamento turístico. Este é o alerta da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD), lançado após a referida reunião.

No comunicado lançado pela CCIPD, consta-se que de os últimos dados estatísticos disponíveis refletem a “situação dramática que o setor do turismo vive”, e que “os dados de setembro e de outubro evidenciam a continuação da trajetória negativa, bem como as perspetivas para os próximos meses”.

“Sem a adoção de medidas céleres e adequadas à dimensão da situação que as empresas estão a atravessar, a Região estará a breve prazo perante uma situação de perda de capacidade instalada e de desemprego de recursos humanos especializados”, pode ler-se no comunicado.

Por estes motivos, “o setor necessita, com urgência, de uma estratégia e de um plano devidamente dotado, que sejam consistentes, com medidas e recursos financeiros adequados para a promoção e para a retoma”.

De recordar que a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores propôs em maio, na ordem dos 500 milhões de euros, um plano para o setor privado, o qual “continua a revelar-se mais próximo da realidade e das necessidades das empresas”.

No período de janeiro a agosto o arquipélago teve uma diminuição de 74,4% nas dormidas, sendo a redução dos proveitos ainda mais acentuada com o número de 78,6%.

De realçar que a ilha de São Miguel apresentou uma diminuição nas dormidas e nos proveitos mais elevada que a média regional, sendo apenas inferior à verificada no Faial. Todas as ilhas, com exceção do Corvo, apresentaram quedas superiores a 50%.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com