A Região Autónoma dos Açores volta a ter uma Direção Regional do Sindicato dos Jornalistas, depois de vários anos sem um órgão de proximidade, que lutasse pelos direitos da classe.

 

 

 

A Direção Regional do Sindicato dos Jornalistas, presidida por Marta Silva, jornalista da RTP Açores, é composta por dez membros, que foram nomeados no âmbito da eleição ocorrida no passado dia 19 de maio, que elegeu os órgãos gerentes do Sindicato dos Jornalistas para o triénio 2021/2023.

Assim, a nova Direção integrou a proposta eleitoral da lista nacional, encabeçada por Luís Filipe Simões, que venceu as eleições e tem como principais objetivos a defesa intransigente do jornalismo como pilar fundamental da democracia e da defesa da ética e a credibilidade fundamentais ao exercício do jornalismo, a luta pela dignidade das condições laborais, olhando, também, para a nova modalidade do teletrabalho e os seus efeitos na saúde física e mental dos trabalhadores, bem como o acesso às condições necessárias para garantir um trabalho isento, plenamente informado e de qualidade.

Neste contexto, e em linha com os compromissos do Sindicato dos Jornalistas, a Direção Regional revelou que pretende “combater a desinformação, nomeadamente, apoiando o alargamento, aos Açores, do projeto «Literacia para os Media», envolvendo os jornalistas em ações nas escolas e junto de outros públicos”, assim como “promover um Congresso Regional, para promover o debate e a reflexão sobre a profissão”, sublinhando que “estamos também atentos às necessidades dos órgãos de comunicação social e, por isso, pretendemos negociar a forma que tomarão os próximos apoios à comunicação social privada, através do programa Promédia. Queremos fazer tudo isto em representação dos jornalistas dos Açores e, por isso, contamos convosco. Convocamos, assim, todos os jornalistas açorianos, sindicalizados ou não, a manter um diálogo construtivo com esta Direção”.

A Direção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornalistas empossou no passado dia 2 de junho e é constituída por Marta Silva (Presidente – RTP Açores, Terceira), Ricardo Freitas (Vice-presidente – Antena 1, Faial), Inês Linhares Dias (Secretária – Agência Lusa, São Miguel), Oriana Barcelos (Tesoureira – Antena 1, Terceira) e Luís Branco (Vogal – Antena 1, Faial).

A lista tem como suplentes Susana Silveira (RTP Açores, Faial), que assume também a vice-presidência da Assembleia-Geral do Sindicato dos Jornalistas, Ana Paula Braga (Asas do Atlântico, Santa Maria), Saes Furtado (Antena 1, São Miguel), Berta Tavares (RTP Açores, São Miguel) e Herberto Gomes (RTP Açores, São Miguel).

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com