blank

ÁGUAS DE GAIA INAUGUROU “CANTINHO DA AMAMENTAÇÃO”

Decorreu, na manhã do passado dia 7 de outubro, nas instalações das Águas de Gaia, EM, a inauguração do “Cantinho da Amamentação”. Este espaço, providenciado pela empresa municipal, permite às colaboradoras recém mamãs manter a rotina de aleitamento com privacidade e conforto. Miguel Lemos, presidente do Conselho de Administração, Margarida Rocha, elemento do Conselho de Administração e criadora deste projeto, e vários elementos da empresa municipal marcaram presença na inauguração deste espaço.

 

A empresa municipal Águas de Gaia dispõe de um espaço denominado “Cantinho da Amamentação” que foi criado com a finalidade de proporcionar às mães a possibilidade de, apesar de já terem regressado ao trabalho, continuarem a amamentar os seus bebés através de duas opções, ter o bebé consigo na hora do aleitamento ou proceder à recolha do leite e armazená-lo no frigorífico disponibilizado para este fim.

Miguel Lemos, presidente do Conselho de Administração, começou por referir que se trata de “um espaço simples, mas cheio de significado” e que “atualmente, as empresas querem-se modernas, não são só pelo seu grau de digitalização, mas também pela forma como olham para os seus colaboradores e permitem conciliar a vida profissional com a vida pessoal”. Miguel Lemos enalteceu o orgulho sentido e afirmou que “são também estes pequenos gestos que depois fazem a diferença no dia-a-dia de quem trabalha connosco” e salientou que a criação deste espaço permitiu “juntar direitos e a adicionar ferramentas para que possam conciliar a vida pessoal com a vida profissional”. O presidente do Conselho de Administração destacou que “a empresa apresenta uma nova valência, uma nova resposta para também darmos o nosso contributo no apoio à natalidade que o nosso país tanto precisa”. Miguel Lemos terminou a sua intervenção referindo que “este é um pequeno passo, mas que nos vai inspirar a ter novas ideias e projetos e para que possamos criar novas e melhores condições para os nossos colaboradores”.

Margarida Rocha, elemento do Conselho de Administração e criadora deste projeto, começou por referir que esta iniciativa surgiu na Semana Europeia do Aleitamento Materno, visto que “é uma semana que nós celebramos há vários anos em parceria com o Hospital de Gaia e com os centros de saúde do concelho, onde realizamos várias iniciativas direcionadas à mulher, mas também à família”. A criadora desta iniciativa assumiu que o retorno ao trabalho é “uma altura muito desafiante na amamentação e é muito importante criar as condições para que o regresso ao trabalho não interfira com o sucesso e com a continuidade da amamentação”. Margarida Rocha destacou que este espaço “permite ter condições dignas e confortáveis para ultrapassar o desafio que é voltar ao trabalho e continuar a amamentar o bebé”.

Esta iniciativa esteve enquadrada na Semana Europeia do Aleitamento Materno, a que o Município tem vindo a associar-se, ano após ano, com a finalidade de promover e apoiar. Esta semana europeia promove a importância de políticas favoráveis à família para possibilitar a amamentação e ajudar os pais no relacionamento com os filhos no início de vida. Durante esta Semana Europeia do Aleitamento Materno decorreram várias atividades, entre elas, diversos workshops, no Centro Paroquial de Mafamude e uma aula de preparação aquática para o parto, na Piscina Municipal Aurora Cunha.