ARCOZELO VENCEU MARCHAS DE SÃO JOÃO

No passado dia 17 de junho, a 26ª edição das Marchas de São João animou a marginal de Vila Nova de Gaia, atraindo milhares de espectadores. O evento foi inaugurado com a entrega dos prémios aos vencedores da edição transata, seguindo-se um desfile das instituições participantes, ao som dos Mareantes do Rio Douro.

As dez atuações efetuadas por instituições de nove freguesias do concelho gaiense, nomeadamente Pedroso e Seixezelo, Vilar de Andorinho, Canidelo, Madalena, Mafamude e Vilar do Paraíso, Arcozelo, Avintes, Sandim, Olival, Lever e Crestuma e Santa Marinha e São Pedro da Afurada, aconteceram depois do concerto de Teófilo Granja e foram avaliadas em diversos parâmetros, mais especificamente a letra, música, guarda-roupa, coreografia e cenografia, por um júri, constituído por José Manuel Silva, Maria José Santos, Joana Oliveira, Ramiro Lopes, Rosa Pinto, Paula Neves, Vasco Otero, Cláudia Eiras, José Silva, Filipe Rodrigues e José Luís Ribeiro.

A grande vencedora foi a Academia de Artes de Arcozelo, com 47 elementos, naquela que foi a sua terceira participação nas Marchas de São João. Assim, nos segundo e terceiro lugares ficaram a Associação Cultural e Musical de Avintes (ACMA) e a Tuna Musical de Santa Marinha, que conquistou a edição de 2022, respetivamente.