De 22 a 28 de agosto a Paróquia de Coimbrões esteve nos Açores, entre São Miguel e Terceira, no âmbito da organização de uma excursão durante o verão, a qual já se realiza há 25 anos. O AUDIÊNCIA falou com o Pe. Baptista, de Coimbrões, e com Manuel Monteiro, vereador da Câmara Municipal de Gaia.

Desta vez o destino escolhido para passar férias foi os Açores. Foi assim que 27 pessoas, sob alçada da paróquia de Coimbrões, passaram seis deslumbrantes dias, nos quais se deixaram levar pelo verde e azul de quatro das nove ilhas do arquipélago: Faial, Pico, Terceira e São Miguel.

Esta excursão, de acordo com o Pe. Baptista, foi realizada aos Açores em alternativa a “irmos para o estrangeiro”, tal como tem acontecido nos últimos 25 anos.

Entre os 27 curiosos que viajaram sobre o Atlântico para chegar aos Açores estão o vereador de Gaia, Manuel Monteiro, e a esposa, Hermínia Monteiro. Para além disso, também “um casal de Madrid, outros de Coimbra e Lisboa” quiseram agregar-se à paróquia de Coimbrões e embarcar nesta aventura até aos Açores.

O que mais marcou o Pe. Baptista foram as cores a que o arquipélago inspira, “o verde manchado pela brancura do casario” e “a beleza em qualquer lugar que estejamos”.

Também Manuel e Hermínia Monteiro ficaram encantados com a natureza. Ainda que o Vereador estivesse reticente a fazer esta viagem, “quase forçado pelo meu filho”, aceitou o convite. Manuel Monteiro chega a afirmar que “o vereador ficou em Vila Nova de Gaia e quem embarcou nesta viagem foi o cidadão e a esposa”. Embora goste de passar férias pelo Continente, onde tinha de “estar permanentemente ligado às funções” que ocupa, vir aos Açores foi uma lufada de ar fresco tendo em conta que “aqui nas ilhas dá para desligar o telemóvel um pouco”. Por isso mesmo aconselha: os Açores são um sítio ideal para “passar férias sem estar dependente de contactos e do serviço”. Por esse motivo a esposa afirma “estou surpreendida porque ele está a deixar-se envolver por este paraíso”.

Os retalhos da manta da ilha Terceira, a Lagoa Verde a Lagoa Azul das Sete Cidades, o majestoso Pico, as cinzas do Vulcão dos Capelinhos e as igrejas seculares que emanam tranquilidade e as paisagens verdejantes ficarão com certeza marcadas na memória deste grupo que elegeu os Açores para destino de férias. O sonho agora é visitar as restantes ilhas do arquipélago.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com