O 24º aniversário da Associação de Solidariedade Social dos Idosos de Canidelo (ASSIC) foi assinalado a 19 de abril, com a bênção de uma nova carrinha elétrica de nove lugares, tendo prosseguido, no dia 22, com uma gala comemorativa, que envolveu não só os utentes e os seus familiares, como autarcas, empresários e representantes de entidades civis e militares. Com a missão de servir a comunidade sénior, o presidente da Direção, Joaquim Seara, lembrou os obstáculos e as conquistas almejadas, reforçando a ânsia de edificar um Complexo Geriátrico, concretizando o sonho de todos os associados.
Fundada em 1999, com o intuito de colmatar as carências sociais da localidade, a Associação de Solidariedade Social dos Idosos de Canidelo (ASSIC) assinalou, no passado dia 19 de abril, 24 anos ao serviço da comunidade. A data foi comemorada com a bênção de uma nova carrinha elétrica de nove lugares, proveniente do programa municipal IPSS+Verdes, assim como do apoio do Lions Clube de Vila Nova de Gaia e da paróquia local, um momento que contou com a presença de Marina Mendes, vereadora da Câmara Municipal de Gaia, e da apresentadora da RTP1, Sónia Araújo, que aceitou o convite para ser madrinha da instituição.
As celebrações prosseguiram no dia 22, com uma Gala de Aniversário, que teve lugar na Associação Recreativa de Canidelo e foi inaugurada com um momento musical, protagonizado pelos utentes da IPSS. A tarde foi repleta de animação, à qual não faltou o palhaço Kiki, que roubou inúmeras gargalhadas à plateia, nem o Rancho Folclórico da localidade, que interpretou os usos e costumes do território.
Posteriormente, decorreram as intervenções, que foram iniciadas pelo presidente da Direção da ASSIC, Joaquim Seara, que fez questão de enaltecer que a instituição dá resposta a 30 utentes na valência Centro de Dia, 10 no Centro de Convívio e 40 no âmbito do Serviço de Apoio Domiciliário.
Evocando todas as mais-valias que aconteceram este ano, como a aprovação da candidatura ao programa Bairro Feliz, do Pingo Doce, que resultou na aquisição de dois cadeirões e uma cadeira de rodas, o apoio da Câmara Municipal de Gaia, no valor de 17 mil euros, para a compra de equipamentos informáticos e software para atividades de dinamização cognitiva, assim como a realização de mais de 80 refeições diárias na Cozinha Pedagógica, cedida pela Escola Inês de Castro, que servem o Centro de Dia e o Serviço de Apoio Domiciliário, Joaquim Seara evidenciou que “também aconteceram coisas más. No passado dia 7 de janeiro, as instalações da ASSIC foram, mais uma vez, inundadas, fruto da intempérie. Tivemos um prejuízo de mais de 70 mil euros. Na altura, com o apoio da Junta de Freguesia e do Agrupamento de Escolas D. Pedro I, os utentes foram para a Escola Básica do Viso, tendo regressado às instalações três semanas depois. Neste período, conseguimos reabilitar os espaços, com o necessário, devido ao apoio e generosidade que recebemos, por parte de voluntários, entidades e empresas, que nos permitiu superarmos mais um desafio colocado pela natureza”.
Na ocasião, o dirigente associativo lembrou, ainda, que continua por concretizar o sonho acalentado pelos sócios-fundadores. “A ASSIC tem desenvolvido esforços no sentido de construir um Complexo Geriátrico, adaptado às novas realidades e anseios de uma população cada vez mais exigente e meritória de finalizar a sua vida, com dignidade e respeito”, enfatizou Joaquim Seara, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, atestando que “concorremos ao PRR Social e o montante, juntamente com o apoio da autarquia dá cerca de 1,9 milhões, porém os orçamentos obtidos no concurso público foram de 4 e 5 milhões. Estamos, neste momento, em negociação com os empreiteiros, para tentarmos reduzir o valor”.
Assegurando que o maior objetivo da Associação de Solidariedade Social dos Idosos de Canidelo é prestar respostas de qualidade, o presidente desta instituição reiterou que “o futuro é continuar a cuidar dos nossos utentes, pois é o sorriso deles que nos faz mover, todos os dias, e nunca parar”.
Presente na Gala de Aniversário, Susana Moreira, vogal da Junta de Freguesia de Canidelo, também foi convidada a dirigir algumas palavras aos presentes, usufruindo do momento para parabenizar a associação, “por todo o trabalho desenvolvido com os idosos da nossa comunidade” e agradecer à equipa técnica, porque “sem ela, realmente, nada disto seria possível”.
Garantindo que a autarquia continuará, sempre, ao lado da instituição, a edil revelou que “esperamos que, em breve, possamos festejar mais projetos e mais vitórias desta associação, juntamente com os nossos idosos e as nossas famílias”.
Também Marina Mendes, vereadora da Câmara Municipal de Gaia, participou nas festividades, afiançando que “é um enorme privilégio poder, mais uma vez, estar convosco, aqui, numa tarde tão especial, em que esta associação está a celebrar 24 anos a cuidar, que já é uma idade que marca aquilo que tem vindo a fazer na freguesia”.
Reconhecendo o trabalho que é realizado, diariamente, pela ASSIC, a autarca asseverou que “continuaremos a estar sempre presentes, não só nos dias de festa, mas quando for necessário”.
Assim, as celebrações do 24º aniversário da Associação de Solidariedade Social dos Idosos de Canidelo terminaram com o corte do bolo, seguido de um brinde à longevidade da instituição.