A AF Porto compromete-se a contribuir para os trabalhos da UNICEF na Ucrânia através da angariação de donativos em dinheiro, com o principal objetivo de ajudar crianças afetadas pela guerra.
No passado dia 3 de março, a Associação de Futebol do Porto anunciou que iriam unir esforços e angariar donativos para entregar à UNICEF com o objetivo de os ajudar a combater as consequências da guerra, que está a decorrer no momento, nas vidas de crianças.
“No total estima-se que 7,5 milhões de crianças serão afetadas pelo escalar da violência. Cerca de meio milhão de crianças já vivia nestas condições desde 2014. Hoje milhares saíram das suas casas com a família procurando um sítio ou país novo para viver”, referem.
Sendo a maior Associação de Futebol do país, representando mais de 35 mil atletas, a grande maioria crianças, daí a maior sensibilização com a causa. Apelam ao sentido de união, reforçado pela seguinte frase: “Este é o momento de mostrarmos a nossa verdadeira grandeza e também do que é feita toda a família da Associação de Futebol do Porto”. Pretende-se que às crianças ajudadas sejam transmitidos valores e que tenham a oportunidade de viverem em boas condições, de poderem estudar e de terem um futuro digno.
Dessa forma apelam aos donativos, tendo estes um valor mínimo de 1€. Justificam ainda a angariação em dinheiro e não em bens. Ao doar em dinheiro, este é entregue diretamente à UNICEF que, através de armazéns já existentes, podem canalizar o valor angariado para bens necessários a cada momento, como é o caso de medicamentos, não sendo assim desperdiçado nenhum donativo. Estão na Ucrânia há 25 anos e, por isso, conhecem bem a população e as suas necessidades.
A UNICEF Portugal não está a aceitar doação de bens, por esse mesmo motivo.