ASSOCIAÇÃO SALF CELEBRA 115º ANIVERSÁRIO

Na Maison du Portugal, no dia 5 de outubro, a Associação SALF (Associação de Autores Lusófonos de França), teve como objetivo comemorar o 115º Aniversário da Implantação da República. Deu início a este evento, João Costa Ferreira desta unidade, dando as boas vindas e depois entregou a continuação, aos mentores desta iniciativa, Altina Ribeiro e Manuel Nascimento.

Começou-se por ver um vídeo, onde pudemos ver como realmente foi o acontecimento da Implantação da República. Seguidamente, uma sentida homenagem ao saudoso Manuel da Silva, escritor, editor, sendo ele o obreiro da ideia desta tão nobre Associação. A mesma teve início no ano de 2011, que visa ajudar os autores lusófonos e organizações literárias. Manuel Silva faleceu no dia 18 de setembro, e deixou um grande legado no que diz respeito à nossa cultura lusófona.

Foram vários os convidados que fizeram parte da mesa redonda das mais diversas vertentes culturais e sociais: poesia, escrita, pintura e artesanato. Todos foram interpelados pela menina, Julie Carvalho, sobre os seus testemunhos, cada um com o seu valor sentimental, como também algumas viagens que marcaram as vidas dos seus intervenientes. Agradecimento especial à Maison du Portugal pela cedência do espaço, assim como à Altina e ao Manuel Nascimento, por esta tão nobre iniciativa.