GNR doa 350 quilos de alimento à Casa dos Animais

No âmbito da “cãominhada solidária”, evento integrado nas comemorações do 11.º aniversário do comando territorial da GNR Açores, foram angariados 350 quilos de alimento seco, doados à Casa dos Animais da Ribeira Grande.

Alexandre Gaudêncio agradeceu o donativo angariado pela GNR, tendo aproveitado a ocasião para revelar alguns dos objetivos definidos para o futuro próximo, sendo um deles a melhora das condições da Casa dos Animais. Nesse sentido, o autarca reforçou que a documentação necessária já está a ser preparada “para que possamos avançar com a certificação do espaço para Centro de Recolha Oficial”.

CPCJ terá novo espaço no concelho

Alexandre Gaudêncio recebeu Célia Paiva, a nova presidente do Comissariado dos Açores para a Infância, entidade que superintende a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Ribeira Grande, nos Paços do Concelho, acompanho por Tânia Fonseca.

Na ocasião, autarca anunciou que a CPCJ vai dispor de um “novo espaço para desenvolver a sua ação no concelho, indo a autarquia ao encontro de uma pretensão da comissão”. Neste sentido, “a decisão de apoiarmos a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens com este novo espaço é o reconhecimento do papel fundamental que esta entidade desenvolve na Ribeira Grande, principalmente no que diz respeito ao trabalho desenvolvido junto das crianças e jovens que se encontram em situação de risco”.

Primeiros cartões do programa ‘abem’ já foram entregues

Os primeiros cartões do programa ‘abem’ no concelho da Ribeira Grande já foram entregues. Numa primeira fase foram aprovadas as candidaturas de oito agregados familiares do concelho, que abrangem cerca de 30 pessoas. A abertura da nova fase dá-se brevemente, durante a segunda quinzena de março.

Este projeto resulta da implementação do programa com a Associação Dignitude e visa a comparticipação a 100% dos medicamentos prescritos e não comparticipados na sua totalidade aos agregados familiares carenciados. As farmácias aderentes são cinco: a da Ribeirinha, a da Misericórida, a Crispim Ribeiro, a Central e a Borges da Ponte.

Câmara Municipal mantém apoios sociais através do Cartão Municipal de Famílias Numerosas

 A criação do Cartão Municipal de Famílias Numerosas manter-se-á em vigor em 2020. Este cartão permite àqueles que se enquadram no regulamento obter descontos em produtos e serviços da autarquia e em empresas ou instituições do concelho que queiram associar-se ao mesmo.

O Cartão Municipal de Famílias Numerosas (famílias de cinco ou mais elementos) prevê uma redução de 10% no valor das taxas devidas pelas licenças e autorizações para execução de obras particulares, descontos em eventos culturais organizados pela autarquia, entre outros que estão ainda a ser estudados.

Os processos de candidatura podem ser feitos a qualquer altura no GAM – Gabinete de Apoio ao Munícipe – mediante apresentação dos cartões de cidadão e de contribuinte de todos os elementos do agregado familiar, declaração de IRS, comprovativo de morada e de composição do agregado familiar.

Eventos realizados em 2019 revelaram um retorno de cerca de 1.5 milhões de euros

Alexandre Gaudêncio reuniu recentemente com cerca de 20 empresários do concelho para lhes apresentar a proposta do calendário de eventos para 2020, tendo destacado na ocasião que “a monitorização dos eventos realizados em 2019 revelou um retorno para a economia da Ribeira Grande na ordem dos 1.5 milhões de euros”.

 “Já deram entrada nos serviços camarários cerca de 20 projetos para licenciamento de novos empreendimentos num total de investimento que ronda os 100 milhões de euros”, disse ainda, acrescentando “as dinâmicas que introduzimos no concelho permitiram crescer em termos de alojamentos locais, passando de 13 disponíveis em 2013 para os 160 existentes na atualidade.”

Em termos de eventos, a principal novidade prende-se com as comemorações dos 20 anos de reinauguração do Teatro Ribeiragrandense, programa que apresenta 20 eventos que se realizarão entre 27 de março e 5 de maio; para além disso manter-se-ão a Festa da Flor (8 a 10 de maio), as marchas de São Pedro (28 de junho), as Cavalhadas (29 de junho), a Feira Quinhentista (6 a 12 de julho) e a Aldeia de Natal (dezembro). Serão ainda revelados outros eventos desportivos, musicais e recreativos nos quais a autarquia é parceira.

Câmara Municipal promove programa de apoio ao acesso à habitação

A Câmara Municipal da Ribeira Grande promoveu no Teatro Ribeiragrandense uma sessão pública de divulgação e esclarecimento do programa “1.º Direito – Programa de apoio ao acesso à habitação”.

O programa “1.º Direito”, lançado em 2018, tem por objetivo apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que não têm capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação condigna. De acordo com o Presidente da autarquia ribeiragrandense, um dos objetivos é “combater a precariedade habitacional, nomeadamente a sobrelotação, insalubridade, insegurança ou ausência de recursos financeiros”.

Os apoios podem ser concedidos a famílias ou a entidades, sendo que em ambos os casos as avaliações são feitas pelo IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

Inscrições para as marchas de São Pedro abertas até 30 de março

As inscrições para a 29.ª edição das marchas de São Pedro estão abertas até 30 de março. Todos os grupos interessados poderão encontrar mais informações no ‘site’ da Câmara Municipal da Ribeira Grande, tendo, porém que preencher formulário e enviá-lo eletronicamente ou por carta.

Desde 1991 que estas marchas se têm vindo a realizar, mostrando-se agora uma forte manifestação popular que reúne milhares de pessoas na Ribeira Seca. Este ano, sairão à rua no dia 28 de junho.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com