No final do mês de setembro, a autora brasileira Lélia Nunes, açoriana-descendente de oitava geração, lançou o livro “Caminhos do Divino – Um olhar sobre a festa do Espírito Santo em Santa Catarina”, onde é possível ver diversas manifestações culturais deste culto açoriano no Brasil, bem como as semelhanças e adaptações do culto e da festa em Santa Catarina. Filipe Jorge, vereador da Cultura da Câmara da Ribeira Grande, marcou presença no evento, que aconteceu no espaço exterior do Teatro Ribeiragrandense.

 

 

No dia 29 de setembro, no espaço exterior do Teatro Ribeiragrandense, aconteceu a cerimónia de lançamento do livro “Caminhos do Divino – Um olhar sobre a festa do Espírito Santo em Santa Catarina”, de Lélia Nunes, autora brasileira, investigadora e açoriana-descendente de oitava geração no Brasil. O evento contou com a presença do vereador da Cultura da Câmara da Ribeira Grande, Filipe Jorge.

Lélia Nunes colabora com várias instituições culturais e de imprensa dos Açores, há muito tempo. Já publicou diversos estudos sobre o fenómeno da emigração açoriana no Brasil, com destaque para a tradição das festas do Espírito Santo no sul do Brasil, dando enfoque ao estado de Santa Catarina.

A mais recente obra apresentada, com o apoio da direção regional das Comunidades e colaboração da Associação dos Emigrantes Açorianos, é uma edição atualizada de uma publicação de 2007 e onde é possível observar as diversas manifestações culturais deste culto açoriano no Brasil, assim como as semelhanças e adaptações do culto e da festa em território catarinense.

Filipe Jorge enalteceu o empenho e a dedicação que Lélia Nunes coloca nos trabalhos que realiza e que têm permitido aprofundar e dar a conhecer a temática da emigração açoriana para a América do Sul, e em particular para o Brasil.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com