A Praia dos Moinhos, na Freguesia de Porto Formoso, voltará a acolher, entre os próximos dias 30 e 31 de agosto, mais uma edição do Eco Festival Azores Burning Summer, que contará com a participação de dezenas de artistas regionais, nacionais e internacionais.
Nos dias 30 e 31 de agosto decorrerá o Moinhos Revival, que junta músicos locais e visitantes, com os DJ Sets dos Djs Narco Paulo e FLiP e duas jam sessions organizadas pelos músicos Jaime Goth e Ricardo Reis.
A programação musical contará, na primeira noite, que é especialmente dedicada a Cabo Verde, com Mayra Andrade, Princezito e Ferro Gaita, DJ Sets de Novo Major, Adrian Sherwood acompanhado pelo MC Ghetto Priest, Milhafre e Mesquita & Laura.
Na segunda noite, dia 31, o palco será de Moullinex Live, Da Chick, Xinobi Live, os DJ Sets de Isilda Sanches, Herberto Quaresma, Pedro Tenreiro e encerrará com a dupla Moullinex & Xinobi num back-to-back.
O festival terá, ainda, duas iniciativas que pretendem despertar a consciência ecológica coletiva, nomeadamente, o Eco Market e a Expo Veículos Elétricos e encerrará com o espetáculo de fogo intitulado “Burning Love”.
A 10ª edição deste projeto cultural tem como objetivo evitar o desperdício e promover a alteração de hábitos de consumo, sendo que a maior meta que pretende alcançar é “o despertar da consciência ecológica coletiva”.
Em parceria com a Junta de Freguesia de Porto Formoso, mantêm-se os programas comunitários VIVE e HABITAT. O primeiro, com o intuito de promover a literacia em saúde, a atividade física a promoção de hábitos de vida saudáveis junto da comunidade local. Já o programa HABITAT, visa fortalecer o sentimento de pertença e o gosto pelo lugar onde se vive, contanto com atividades e jogos para os mais novos sobre o mar, que acontecerão entre os dias 2 e 4 de setembro.
A edição de 2024 irá contar, à semelhança das anteriores, com o mesmo modelo de acessibilidades e com a disponibilização de parques de estacionamento periféricos e serviço de shuttle com mais viaturas elétricas, que farão a ligação entre os parques de estacionamento e os recintos do evento.
Recorde-se que o Eco Festival Azores Burning Summer voltou a ser vencedor nacional no “Iberian Festival Awards” na categoria “melhor contributo para a sustentabilidade”, sendo, também, o único evento dos Açores a obter a certificação “Evento mais sustentável”, atribuída pela SGS.