CAMPANHÃ RECEBE A 20ª LOJA MERCADONA DE PORTUGAL

Para terminar o ano de 2020 em grande, a cadeia de supermercados Mercadona abriu uma nova loja em Campanhã, a 20ª em Portugal no total. Esta é a segunda loja na cidade do Porto e mantém os mesmos critérios de qualidade e preços que a Mercadona tem habituado os seus clientes. A inauguração contou com uma visita de Ricardo Valente, vereador da Câmara Municipal do Porto e de Ernesto Santos, presidente da Junta de Freguesia de Campanhã.

 

 

A Mercadona abriu, no passado dia 16 de dezembro, o 20º supermercado em Portugal, na freguesia de Campanhã, no Porto. Na construção desta nova loja, situada na Alameda de Cartes, nº 448, foi recuperada a chaminé industrial que se encontrava em estado devoluto neste espaço, preservando assim um símbolo característico da antiga zona industrial.

Com uma área de venda de 1.900 m2, este espaço dispõe das secções de Talho, Charcutaria, Peixaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Frutas e Legumes e do Pronto a Comer, com uma vasta oferta de refeições quentes prontas a levar. Destacam-se os corredores amplos e confortáveis, e pequenos detalhes que fazem toda a diferença, como lineares específicos de leite fresco e sumos refrigerados, mural de sushi, uma charcutaria com presunto ibérico cortado e embalado no momento, uma ilha central na perfumaria para maquilhagem e uma máquina de sumo de laranja espremido na hora.

Este Modelo de Loja Eficiente da Mercadona, que representa uma poupança energética superior a 40% face a uma loja tradicional, procura também oferecer um excelente serviço para facilitar o ato de compra dos clientes através de corredores amplos de frutas e legumes e de dois modelos de carrinhos, ergonómicos e leves, que não precisam de moeda. Destaca-se também o Pronto a Comer, que em Portugal apresenta 41 opções de pratos recém-cozinhados que os clientes podem levar para casa ou comer na própria loja, numa zona de refeições exclusiva para o efeito.

A nova loja de Campanhã conta ainda com um parque de estacionamento subterrâneo com 100 lugares e, no total, criou 60 novos postos de trabalho.

A abertura desta loja concluiu o objetivo traçado pela empresa de ter, no final de 2020, 20 lojas em funcionamento, distribuídas pelos distritos do Porto, Braga, Aveiro e Viana do Castelo. A empresa já iniciou os processos de seleção e recrutamento para 5 novos supermercados a abrir em 2021 localizados em Santa Maria da Feira, Guimarães, Porto, Vila Nova de Famalicão e Espinho.

Joana Ribeiro, diretora de Relações Externas da Mercadona no Distrito do Porto, admitiu que este é o fechar de um ciclo de 10 aberturas este ano e que esta nova loja veio revitalizar e dar uma nova vida a esta zona que é uma grande aposta do município.

“Para nós é motivo de orgulho chegar a esta zona da cidade. É a nossa 20ª loja, semelhante às demais, em que temos corredores largos, várias secções que as pessoas podem experimentar e conhecer os nossos produtos, em que tentamos sempre manter a máxima qualidade dos produtos que vendemos ao melhor preço possível. E depois nesta altura do Natal temos secções que são o ex-libris como a perfumaria, a zona do pronto a comer também é uma zona importante e muito forte nesta época. Consideramos que é uma zona de passagem e que tem muita dinâmica e vai funcionar tão bem como as restantes”.

Na inauguração, esteve presente Ricardo Valente, Vereador da Câmara Municipal do Porto com o Pelouro da Economia, Turismo e Comércio, em representação da autarquia, que destacou a importância desta nova loja nesta zona da cidade.

“Isto para nós é relevante no sentido em que Campanhã, nos últimos 7 anos, foi eleita como a zona de expansão da cidade, a zona onde trouxemos um conjunto de investimentos do município, como o Terminal Intermodal, a recuperação do Matadouro Municipal ou a própria lógica das áreas de reabilitação urbana que criamos. Para nós é muito importante que depois um conjunto de empresas tenha vindo para aqui e é relevante ver que este conjunto de atividades, muito assentes na economia local, também fazem o seu investimento aqui. Porque isto demonstra que estas pessoas, neste caso o Mercadona, acredita nesta área, nesta freguesia e no potencial que tem para além deste tipo de empresas ter outra vantagem que é a lógica de criação de mão de obra local. Assenta em emprego para pessoas que moram aqui e para nós isso é muito importante do ponto de vista social porque estamos a conjugar o que é investimento e desenvolvimento económico com a coesão social”, referiu o vereador.

Questionado sobre algum esquecimento que Campanhã sentiu durante vários anos, em mandatos anteriores, Ricardo Valente garantiu que “Campanhã é o futuro do Porto”. “Acho que estamos só no início. Campanhã está no mesmo ponto que o centro da cidade estava no início do século XX e hoje temos um centro da cidade completamente novo, tão bonito e cheio de vida e acho que Campanhã vai ter de seguir esse caminho e acredito que com outro potencial porque tem outra capacidade de expansão, de trazer pessoas e habitantes e trazer uma lógica multifuncional para esta zona”.

Também Ernesto Santos, presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, confesso cliente da Mercadona, considera que a vinda desta nova loja vem beneficiar uma zona que carecia de um serviço de proximidade.

“Qualquer investimento que venha para Campanhã é sempre bem recebido. Foi sempre o meu propósito quando me candidatei de tentar transformar Campanhã, claro que não depende só de mim, mas também da Câmara, mas sinto-me de certa forma realizado e tenho perfeita convicção que daqui a uns anos Campanhã será outra. Sentimos durante décadas a forma como nos separaram do resto da cidade, mas agora já não se sente isso. Sentimos uma certa centralidade, lenta claro, mas felizmente que o Dr. Rui Moreira tem uma forma de pensar diferente e tem tentado trazer investimentos para Campanhã”.

Esta loja tem um horário de funcionamento das 9h às 21h30, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h aos sábados e domingos, sujeito às restrições temporárias que eventualmente venham a ser decretadas pelas entidades competentes, e que serão informadas nos canais próprios da empresa.