CANIDELO PROMOVEU PASSEIO ANUAL SÉNIOR COM CERCA DE 700 PARTICIPANTES

O tradicional passeio anual sénior organizado pela Junta de Freguesia de Canidelo voltou a realizar-se, após dois anos de interregno, no passado dia 2 de setembro. Partiram da freguesia gaiense 14 autocarros que transportaram os seniores de Canidelo até Vila Praia de Âncora, em Viana do Castelo. Realizou-se, pelas 11h, a eucaristia no Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus e, de seguida, o grupo rumou à Quinta do Cruzeiro. Para além dos 700 seniores, o passeio contou com a presença dos elementos do executivo da Junta de Freguesia de Canidelo, do vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Elísio Pinto.

 

O passeio anual sénior da Freguesia de Canidelo reuniu cerca de 700 idosos, com o intuito de lhes proporcionar um dia recheado de animação e convívio. Os autocarros partiram da freguesia gaiense com destino a Vila Praia de Âncora, em Viana do Castelo, onde tiveram algum tempo livre para assistir à missa no Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus e para explorar o local. Após a paragem no Santuário, os seniores rumaram até à Quinta do Cruzeiro, onde desfrutaram de um almoço, seguido de um bailarico que se prolongou pela tarde. No final da tarde, o grupo usufruiu de um lanche, acompanhado por uma fatia de bolo e um copo de champanhe.

Durante o lanche, Maria José Gamboa, presidente da Junta de Freguesia de Canidelo, e Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, aproveitaram para proferir algumas palavras e agradecimentos. A presidente da freguesia gaiense aproveitou para “agradecer aos funcionários da Junta de Freguesia de Canidelo, aos motoristas, aos bombeiros e, em particular, aquela pessoa que em cada camioneta tomou a responsabilidade de ajudar a olhar para todas as pessoas que lá vinham, a cuidar delas, a preocupar-se com elas, a ver se estava tudo bem”.

Maria José Gamboa enalteceu ao AUDIÊNCIA que o regresso desta iniciativa “é fundamental porque, no fundo, é restabelecer o equilíbrio emocional da vida das pessoas e, por isso, faz todo o sentido que esta iniciativa e outras se possam somar e ajudem as pessoas, num tempo de vida difícil e opressor e de muito pouca saúde mental”. Destacou também que “para nós o mais importante é continuar a servir as pessoas da maneira que melhor sabemos e naquilo em que é mais importante para as pessoas”. Maria José Gamboa admitiu que a Junta de Freguesia têm “um conjunto de iniciativas para o mês de outubro relacionado com o mês do idoso e, se tudo nos continuar a ajudar em termos de saúde e de bem-estar, procuraremos que os idosos passem a ter uma vida mais organizada em função de atividades dirigidas mais a eles próprios”. A presidente terminou a sua intervenção com a esperança de que “daqui a um ano possamos novamente respirar paz, tranquilidade, saúde e que aqueles que não cá puderam estar e naturalmente com muita tristeza não conseguiram vir, que consigam vir e atrás deles outros venham também”.

Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, começou por endereçar aos presentes “um abraço amigo daquele grande líder que nós temos em Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues”. De seguida destacou a “enorme alegria em puder estar neste convívio, neste passeio dos jovens da idade do ouro” e deixou “uma palavra de gratidão a toda esta comunidade de Canidelo e à comunidade gaiense”. O vereador louvou ainda o papel de Maria José Gamboa na freguesia de Canidelo, afirmando que “as palavras são poucas para enaltecer as suas qualidades, a sua componente humana, a solidariedade e, a todo o seu executivo, pela forma como tem transformado Canidelo para patamares de excelência”. Elísio Pinto destacou o retorno desta iniciativa referindo que “não há palavras para descrever a alegria e a felicidade que nós sentimos em cada rosto de cada sénior” e que “só temos de deixar uma palavra de gratidão a todas as Juntas de Freguesias que, neste momento, estão envolvidas com enorme entusiasmo devolvendo esta felicidade a todos os seniores”. O vereador salientou ainda o impacto “muito positivo” da iniciativa realçando que “há pessoas que só se encontram neste acontecimento” e que a “Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia é um verdadeiro exemplo, não só na Área Metropolitana do Porto, mas também até para o país.