Para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, o Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário do Porto realiza uma Caminhada de 5Km, na cidade do Porto, na Foz, junto ao mar, no próximo dia 13 de novembro, iniciando assim as comemorações da semana da Diabetes.

Helena Cardoso, diretora do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do CHUPorto, refere que “é importante assinalar a efeméride e alertar a população para as estratégias de prevenção e controlo da Diabetes, para uma vida mais saudável. E é precisamente com a realização da Caminhada “Dia Mundial da Diabetes” que pretendemos divulgar que a prática de exercício físico é muito importante para a prevenção da diabetes e seu controlo. Convidamos todas as pessoas a juntarem-se a nós nesta caminhada de 5km.”.

Tendo como objetivo a consciencialização das pessoas sobre a Diabetes e sua prevenção, esta Caminhada de 5Km é dirigida à comunidade com e sem diabetes. Com um percurso de 5Km, a Caminhada tem início no Castelo do Queijo, às 10h, em direção à Fortaleza da Foz do Douro e regresso ao Castelo do Queijo. Os participantes deverão realizar o registo diretamente no balcão junto ao ponto de partida e receberão uma T-shirt comemorativa.

Esta é uma iniciativa promovida pelo Serviço de Endocrinologia do Centro Hospitalar e Universitário do Porto para sensibilizar a população para a doença e para a importância de uma vida ativa.