Em 2006, o escritor americano Daniel Pink previu que o futuro pertenceria a pessoas criativas, especialmente àquelas que são capazes de combinar os dois hemisférios do cérebro “numa mente totalmente nova”. Embora o redator-chefe do vice-presidente Al Gore não tenha antecipado a crise atual, ele entendeu que os artistas poderiam ajudar-nos em momentos de grande incerteza.

Ninguém sabe para onde o mundo da arte está a ir agora, então é hora de criar um novo mundo. Os artistas estão na melhor posição para fazer isso porque são capazes de formar imagens na mente sobre o que ainda não existe. Quando imaginas uma obra de arte, encontras novos relacionamentos entre coisas familiares. Os artistas fazem uma colagem de papel de parede com achados em lojas antigas; constroem photoshop de muitos lugares e criam uma nova paisagem; esculpem o corpo humano na forma de um vaso, … essas metáforas visuais ajudam-nos a imaginar e criar algo novo.

A mente de um artista é mais intuitiva do que lógica, mais sintética do que analítica. Experimentam materiais e processos apenas porque lhe interessam. Não precisam saber o resultado final porque gostam do processo de descoberta. Não se vinculam ao que foi antes porque podem visualizar uma realidade alternativa.

O que aconteceria se os artistas usassem essas forças cerebrais para construir um mundo artístico que apoiasse e sustentasse pessoas criativas? Um mundo da arte que atendesse às necessidades dos artistas, amantes de arte, colecionadores e críticos, que acolhesse a participação de públicos amplos e diversificados? Como seria essa nova realidade? Pense na sua própria prática artística e depois na sua comunidade artística local e regional. O que poderia ser diferente? O que seria melhor? Como começamos?

 

A 19 de julho 2012, a MiratecArts arrancou com o projeto www.discoverazores.eu para incentivar uma comunidade artística açoriana e o seu desenvolvimento. Mais de 700 criativos das 9 ilhas dos Açores já se juntaram com cerca de 10% participando em vários programas anualmente. Agora, mais do que nunca, devem participar e colaborar cada vez mais, e quem ainda não faz parte deve-se juntar, porque juntos conseguimos mais.  Há muito trabalho a fazer…

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com